Conheça as tendências para a experiência do cliente apresentadas na NRF Retail’s Big Show

Por: SAP Brasil

Durante evento nos EUA, players do mercado apresentaram suas perspectivas para o futuro do setor varejista

Experiência do cliente é o hype do momento. Não se pode pensar no futuro sem colocar o cliente no centro das estratégias de negócio e isso significa desenvolver soluções que se adaptam às suas necessidades a partir de dados e informações.

No dia 12 de janeiro deste ano aconteceu em Nova York, nos EUA, a NRF 2020: Retail’s Big Show. Um evento voltado para o setor de varejo que reuniu cerca de 40 mil participantes e apresentou as principais tendências, tecnologias e previsões para o futuro do setor.

Impacto do varejo na geração de emprego

Players do segmento como o CEO do Walmart, John Furner, estiveram entre os palestrantes que destacaram a importância do varejo como um grande gerador de empregos e também como o setor é o primeiro a se fazer presente em tempos de crises ou desastres naturais, colaborando com a comunidade. Tal atitude também parte de uma mudança no papel das empresas, que buscam agregar valor aos negócios a partir de ações que beneficiam a sociedade.

Coragem para encarar mudanças

Ao decidir priorizar funcionários e clientes, o varejo pode estar transformando o modo como as empresas do setor atuam. Líderes do setor precisam se sentir encorajados a estar mais perto de suas equipes, investindo em desenvolvimento e capacitação de profissionais e conectando-se aos colaboradores em campo para entender os processos, reconhecendo mudanças que podem ser positivas.

Isso gera resultados e pode mudar para melhor a experiência do cliente, que prioriza o bom atendimento, mas é preciso coragem e disposição para encarar as mudanças.

Criatividade omnichannel

Durante palestra, Michelle Gass, CEO da varejista Kohl, mostrou as vantagens de observar o todo e criar estratégias omnichannel para ampliar as possibilidades de atendimento e parcerias. Uma das empreitadas foi a parceria com a Amazon, criando um canal para receber itens de devolução de clientes da empresa.

A empresa conseguiu aprimorar a experiência do cliente, pois investiu na diversificação dos canais de atendimento, integrando o ambiente offline ao online e explorando os recursos de seus parceiros para ampliar as possibilidades de atendimento do cliente, aprimorando sua experiência de compra e relacionamento com as empresas.

Empresas Inteligentes

Aposte em soluções online para atrair seus clientes e ofereça ainda mais autonomia a eles na gestão do relacionamento com a sua empresa. Empresas como a SAP têm disponibilizado para o mercado, plataformas que ajudam na gestão o atendimento e na coleta de dados para a criação de estratégias de marketing. Contribuindo para que o setor varejista tenha uma visão individual do cliente e crie experiências de atendimento aprimoradas. Mas isso tudo a partir de ferramentas que contribuem para melhorar os processos antes, durante e depois das vendas.

Rede Impecável e Qualtrics

Rafael Sampaio, CEO da Impecável, rede varejista de calçados que atua no Rio de Janeiro, esteve no NRF Retail’s Big Show, no stand da SAP para contar sua experiência com Qualtrics três anos depois da implementação. O executivo afirma que a Qualtrics é uma solução revolucionária para os negócios. Ele ressaltou que “o cliente é tudo no varejo e se não tiver controle, não medir sua experiência e sua satisfação, você estará cego. Agora podemos realmente ver com o olhar do cliente. Todos os varejistas precisam de um software de gerenciamento da experiência”, contou.

O varejo movimenta positivamente a economia e com clientes cada vez mais exigentes, o setor precisa se posicionar adotando práticas que atraiam seu público e que, principalmente, criem uma relação duradoura.

Isso só é possível se as empresas do segmento estiverem dispostas a viver mudanças estruturais e investir em soluções que a tecnologia oferece e que você pode saber quais são através dos canais de comunicação da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.