>

O uso de drones agrícolas oferece resultados positivos para o setor agrícola

Artigo

Por: SAP Brasil

A presença de drones na agricultura pode gerar um alto percentual de economia para os produtores, auxiliando diretamente a realização de atividades no campo

A utilização de drones para auxiliar o trabalho na agricultura está contribuindo com o mapeamento e pulverização de áreas cultivadas. De acordo com o relatório “Criação de valor na rede digital de agronegócios”, 80% do mercado potencial de drones no curto prazo deverão estar na agricultura.

Ao acoplar câmeras para monitoramento, implementar softwares que contribuem para reunir dados a partir do mapeamento e ajudar na aplicação de produtos nas áreas de cultivo, os equipamentos elevam o padrão do setor agrícola e oferecem mais segurança para o produtor.

Precisão

A agricultura de precisão busca a eficiência no uso de recursos como água e fertilizantes, insumos indispensáveis para o cultivo, ajudando a reduzir pragas, inundações e doenças nas plantações. Com a ajuda dos drones, as verificações do solo e dos animais criados no campo podem ser realizadas com mais detalhes a partir do ângulo aéreo, contribuindo para que o produtor acompanhe o andamento dos trabalhos e identifique rapidamente problemas que do solo não poderiam ser notados.

Mapeamento aéreo

O mapeamento aéreo auxilia no conhecimento completo das áreas através de softwares que ajudam na contagem de plantas e animais, por exemplo, no monitoramento da qualidade de pastagem, identificam a existência de pragas, ajudando a definir se a área necessita de maiores cuidados ou se oferece condições para o pasto de animais.

Pulverização

O uso de drones está se tornando tão importante para a agricultura quanto os tratores, já que além de viabilizar a coleta de dados, eles estão sendo utilizados como ferramenta para pulverizar defensivos agrícolas. Dessa forma, eles são mais econômicos e eficientes nessa tarefa, e ajudam reduzindo os riscos de exposição a pesticidas.

A digitalização do agronegócio é uma tendência que pode tornar mais sustentável o trabalho no segmento e os drones apresentam diversas possibilidades para colaboração nesse processo. Ao integrar softwares a esses equipamentos, o resultado pode ser o aumento da capacidade de gestão do trabalho resultando no gerenciamento mais completo da cadeia de suprimentos e levando mais transparência para os negócios.

Conheça mais soluções inovadoras para o agronegócio seguindo as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.