>

Principais tendências abordadas durante o Fórum Econômico Mundial

Artigo

Por: SAP Brasil

Durante dois dias, líderes discutiram o futuro do meio ambiente, dos negócios e da sociedade, apresentando cases e tendências para um mundo mais igual e sustentável

O Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, completou 50 anos em 2020. Reunindo líderes de diversos países, empresários, entidades e personalidades da mídia, o evento tem como objetivo discutir soluções que podem melhorar o mundo.

Entre os temas abordados, estiveram em destaque a desigualdade social, mudanças climáticas, o desmatamento da Amazônia, economia e tecnologia. Durante as discussões, a sustentabilidade foi apontada como estratégia chave para investimentos até 2030 e tendências do futuro foram colocadas em pauta.

Economia digital

Taxar economias digitais, cobrando impostos de companhias que estão sediadas em outros países foi uma das discussões realizadas durante o painel “Como Taxar Economias Digitais”. Esse é um posicionamento que tem ganhado interesse, principalmente de países europeus. A discussão está em torno de como a cobrança será realizada nos países onde essas empresas movimentam seus negócios, ainda que fisicamente não estejam lá.

O futuro das profissões

Durante o Fórum, as 96 profissões do futuro foram apresentadas ao público presente. Entre elas estão profissões que valorizam as habilidades humanas e o conhecimento digital ligadas à Inteligência Artificial, Transcrição Médica, Cientistas de Dados e Especialistas de Sucesso do Consumidor. Esse cenário representará uma transição para a entrada da tecnologia em novos mercados, aprimorando serviços.

Nesse caminho, a aplicação da Inteligência Artificial e Machine Learning no serviço de suporte está oferecendo melhorias para processos de negócios. Um exemplo foi a ativação da correspondência de soluções de incidentes via SAP ONE Launchpad, realizada em 2019. Trata-se de um serviço que conecta automaticamente usuários a recursos apropriados por meio de processamento de linguagem enquanto digitam e as respostas são obtidas automaticamente. Para 2020 é esperado que a IA assuma o processo de negócios de maneira independente, a partir do aperfeiçoamento das soluções para formar uma rede inteligente de serviços e suporte.

O contato e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas estão totalmente ligados às profissões do futuro. Quem estiver preparado para lidar com IA, IoT, computação na nuvem, blockchain e outras inovações pode encontrar um rumo profissional.

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social também esteve na pauta do evento. A abordagem sustentável de projetos nesse sentido tem uma capacidade transformadora para a promoção de novos modelos de negócios que beneficiam comunidades. Como no caso da cooperativa COPRORIZ-Ntende, em Ruanda, ligada à organização Africa Development Consultant Ltd. (ADC), organização que trabalha em colaboração com o programa SAP Social Sabbatical.

A COOPRORIZ-Ntende é uma cooperativa formada por produtores de arroz que trabalha de maneira colaborativa para auxiliar outras pessoas na compra de terras e na busca por funcionários para trabalhar nesses locais. Com a ajuda da ADC e da SAP, a cooperativa está colaborando para que as pessoas aprendam a gerir seus negócios, ajudando a comunidade a se autogerir economicamente.

Oceano sem plástico

O co-CEO da SAP, Christian Klein, anunciou durante o evento em Davos o compromisso da empresa com um oceano mais limpo até 2030. Para isso, trabalhará ao lado de ONGs, governos, clientes, parceiros e fornecedores oferecendo ferramentas, ideias e soluções que eliminem o desperdício.

Redução nas emissões de carbono

Ao ingressar no CEO Carbon Neutral Challenge, a SAP assumiu o compromisso de contribuir com uma economia de baixo carbono, ajudando empresas a rastrear as emissões de carbono em suas cadeias de suprimento e fazer a transição para modelos de trabalho mais sustentáveis. Esse trabalho está relacionado aos propósitos sustentáveis da SAP, contribuindo para que empresas possam utilizar tecnologias inovadoras para alcançar metas climáticas.

As próximas tendências para um futuro sustentável e digital você pode acompanhar nas redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.