>

SAP avança na Agenda 2030 e se torna signatária do Pacto Global das Nações Unidas

As ações da empresa estarão concentradas nos grupos de trabalho relacionados aos ODS de Anticorrupção, Energia e Clima, Educação e Direitos Humanos e Trabalho

Durante a última edição do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, a SAP foi anunciada signatária do Pacto Global da ONU em mais de 60 países, como parte das iniciativas do programa Ambição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG Ambition, no original em inglês). Como primeira atividade para anunciar a parceria localmente, a companhia promove um evento para reunir representantes das empresas que compõem a Rede Brasil. O encontro acontece na quarta, 5 de fevereiro, das 9h30 às 12h, no escritório da empresa em São Paulo.

Organizado pela ONU em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecem as prioridades e aspirações de desenvolvimento sustentável global para 2030. Buscam mobilizar os esforços globais ao redor de uma série comum de objetivos e metas. Os ODS exigem um compromisso mundial entre os governos, as empresas e a sociedade civil para erradicar a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos e considerando os limites do planeta. Ao redor do mundo, 193 países se envolveram e se comprometeram com a Agenda 2030, além de milhares de empresas, academia e sociedade.

SAP recebe representantes da Rede Brasil do Pacto Global

Estarão reunidos os grupos dos ODS de Direitos Humanos e Anticorrupção, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima e Água e Saneamento. A abertura será liderada pela diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da SAP Brasil, Luciana Coen, e pelo secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira.

Na sequência acontece uma apresentação sobre o Pacto Global da ONU em 2020 & SDG Ambition, liderada por Barbara Dunin, Gerente de Relações Institucionais do Pacto Global. Ana Paula Carracedo, Head of Governance, Risk & Compliance da Votorantim, e Ana Carolina Paci, Client Engagement Advisor do Pacto Global, apresentarão os projetos dos ODS relacionados a Direitos Humanos e Anticorrupção.

Em seguida, Elisa Badziack, Environmental Advisor do Pacto Global, Luiz Carlos Xavier, responsável por Clima e Água na Braskem, e Marina de Castro Rodrigues, Responsabilidade Social Corporativa na AEGEA, compartilham as iniciativas relacionadas aos ODS de Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, e Água e Saneamento. Carlo Pereira encerra o evento com a apresentação sobre os próximos passos e agenda da Rede Brasil.

“Os 17 objetivos de Sustentabilidade das Nações Unidas é plano global que direciona empresas como a SAP a contribuírem com a sustentabilidade do planeta e também um modelo para consertar problemas sociais e trazer um estado de bem-estar para a sociedade. No Brasil, a SAP já tinha uma série de iniciativas relacionadas à educação, diversidade e inclusão e sustentabilidade, e a participação como membro do Pacto Global vai nos permitir apoiar iniciativas existentes junto às outras empresas que estão mirando as mesmas metas de sustentabilidade no Brasil e a integrar nossas ações a esses projetos, somando esforços para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável em conjunto”, explica Idilia Seixas Duarte, Líder Regional do SAP Next-Gen para América Latina e líder da SAP Brasil no programa.

Neste primeiro ano, a SAP Brasil irá focar esforços nos grupos relacionados aos seguintes objetivos:

  • ODS 4 Educação de Qualidade
  • ODS 5 Igualdade de Gênero
  • ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  • ODS 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima
  • ODS 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes

A executiva explica que a iniciativa também vai ao encontro da abordagem global da SAP de reforçar as iniciativas para ajudar os clientes na transição para uma economia de baixa produção de carbono e cumprir suas metas climáticas. A SAP está empenhada para que a partir de suas soluções, contribua para proporcionar maior eficiência, transparência e responsabilidade de carbono e emissões em toda a cadeia de suprimentos; inovação em novos processos e modelos de negócios e, por fim, ajudar as empresas nos seus relacionamentos com a indústria, o governo e seus consumidores.

 Agenda:

Reunião da Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas

Data: Quarta-feira, 05 de fevereiro
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Auditórios da SAP Brasil em São Paulo (7º andar)

Detalhes e inscrição: https://events.sap.com/br/un-global-compact-sap/pt/registration.aspx – Vagas limitadas.

O evento terá transmissão online pelo link http://sapnaevent.adobeconnect.com/rv9s9b1k5lcw/

 Globalmente, a SAP também integra a iniciativa e o resumo da participação da empresa em apoio aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas pode ser conferido neste link.

Sobre o Pacto Global das Nações Unidas

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 9.500 empresas e 3.000 organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem 160 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Sobre a Rede Brasil do Pacto Global

A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior do mundo, com mais de 800 membros. Os mais de 30 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação e ODS (esta última para engajar as empresas para a Agenda 2030). Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br.