Como a tecnologia pode ajudar a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Parte II

Por: SAP Brasil

Cada um dos setores da indústria se colocou à disposição para contribuir com sua expertise, visando criar um modelo de sociedade com menos pobreza, mais desenvolvida economicamente e sustentável

Como signatária do Pacto Global da ONU, a SAP estabeleceu um compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, contribuindo com as aspirações de uma agenda que pretende desenvolver a sociedade de maneira globalizada, sob a ótica social, ambiental e econômica.

Para tornar a sociedade menos desigual, eliminando a pobreza e criando oportunidades para todos, respeitando os limites do planeta e seus ciclos, diversas de empresas, meios acadêmicos, governos e sociedades se comprometeram a cumprir a Agenda 2030.

Tomando a frente, a tecnologia da informação e a comunicação tornam-se essenciais no cumprimento das metas dos ODS, contribuindo para que agências da ONU possam reunir informações que maximizem os impactos do trabalho realizado e promovendo também inovações para cumprir os objetivos.

ODS 7 –  Energia acessível e limpa

 Esta ODS busca soluções para que todos tenham acesso a diferentes fontes de energia, em especial as renováveis, eficientes e não poluentes. Integrando os interesses socais aos da indústria, o ODS 7 reforça a necessidade de dobrar as taxas globais de melhorias da eficiência energética, incentivando o uso de tecnologias e soluções que otimizem esse processo e ajudem a reduzir a exploração dos recursos naturais e a emissão de poluentes.

ODS 8 – Emprego digno e crescimento econômico

Para aumentar o número de vagas de emprego é preciso gerar oportunidades, e isso só é possível com estímulos para o desenvolvimento econômico. O ODS 8 deseja estimular a busca por eficiência e produtividade através do empreendedorismo, valorizando a criatividade e a inovação. Mulheres, jovens e pessoas com deficiência também são ponto de atenção para a geração de empregos.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura

Viabilizar a oferta de crédito acessível para pequenas indústrias e empresas, desenvolvendo infraestrutura de qualidade e promovendo a industrialização inclusiva e sustentável até 2030, aumentando a participação da indústria no setor de emprego e no PIB são os principais ativos deste tópico. O ODS 9 trata sobre geração de valor, inovação e desenvolvimento com a construção de portos, aeroportos, ferrovias, terminais para escoamento da produção, parques de inovação, utilizando tecnologia e diversificando a indústria para ganho de eficiência.

ODS 10 – Redução das desigualdades

A proposta busca reduzir as desigualdades, assegurando renda para os mais pobres a partir da inclusão social e política e da adoção de medidas que protejam ganhos. O ODS 10 também aborda questões como eliminação de leis discriminatórias, promovendo a criação daquelas que visam incluir as pessoas. A fiscalização de mercados financeiros também é pauta, no sentido de distribuir a renda de maneira equilibrada.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Inclusão, segurança, sustentabilidade e resiliência a desastres estão nos principais tópicos abordados pelo ODS 11 ou ODS das cidades, que prevê a urbanização de favelas como ponto inicial para a mudança, além de melhorias na oferta de serviços de transporte que proporcionem mais segurança e acessibilidade para grupos em situação de vulnerabilidade como mulheres, pessoas com deficiência e idosos. Relações econômicas e ambientais e a ocupação dos espaços também fazem parte das preocupações que este ODS traz à luz, reforçando a importância de um planejamento de desenvolvimento nacional.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

Com foco em ações globais e locais, o ODS 12 tem como objetivo alcançar o uso eficiente dos recursos naturais, reduzindo o desperdício de alimentos pela metade até 2030. Na produção, os cuidados com resíduos sólidos e a diminuição na emissão de poluentes são objetivos urgentes e os resultados já são esperados para este ano. O ODS 12 também incentiva que as empresas adotem práticas sustentáveis, integrando informações de sustentabilidade em relatórios, além do uso de ferramentas que monitorem os impactos do desenvolvimento sustentável.

A tecnologia funciona como um acelerador para que as mudanças propostas nos ODS sejam implementadas e monitoradas, contribuindo com a geração de dados e informações sobre o desempenho de cada região.

Saiba mais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o trabalho da SAP no Pacto Global através dos canais de comunicação: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.