Como a tecnologia pode ajudar a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Parte III

Por: SAP Brasil

Organizações como a SAP estão contribuindo para que as metas dos ODS sejam cumpridas, promovendo igualdade de oportunidades, preservação dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável

A SAP vem atuando em uma série de iniciativas relacionadas à educação, diversidade, inclusão e sustentabilidade. Internamente, tem investido em ações que gerem igualdade entre cargos e salários, oferecendo mais oportunidades de crescimento profissional para mulheres, promovendo uma discussão positiva sobre o papel que elas ocupam na tecnologia e como podem conquistar colocações melhores na área.

A inclusão de pessoas com deficiência também está no hall das ações que a organização realiza em prol de um ambiente diverso e produtivo. Programas como o SAP Autism at Work oferecem oportunidades de desenvolvimento profissional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, uma iniciativa pioneira no mercado de tecnologia. É importante que empresas e toda a sociedade estejam preparadas para receber pessoas em diferentes condições.

O compromisso com programas educacionais e de desenvolvimento profissional e sustentável levaram a organização a se tornar membro do pacto Global da ONU, e isso envolve contribuir e colaborar com as metas determinadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que temos apresentado ao longo dos dias.

ODS 13 – Combate às alterações climáticas

Este ODS trata das preocupações com o aquecimento global e como as alterações climáticas estão prejudicando a vida na terra, conferindo importância à resiliência e capacidade de adaptação das sociedades a riscos e catástrofes naturais. Para isso, é necessário adotar práticas de combate às mudanças climáticas a partir do investimento em educação, projetos e capacitação de pessoas em comunidades, que possam planejar e gerir ações preventivas relacionadas às mudanças no clima.

ODS 14 – Vida debaixo d’água

Este objetivo tem como finalidade reduzir a poluição marinha, acabar com formas de pesca destrutivas, adotando planos de gestão com base científica para restaurar populações de peixes, conservando os recursos marinhos, preservando o acesso ao mar, aos recursos naturais e o direito de pescadores artesanais que trabalham para sustentar suas famílias e movimentar a economia de comunidades locais.

ODS 15 – Vida sobre a terra

Deter o desmatamento, evitando que áreas de preservação sejam exploradas para preservar os ecossistemas é um dos principais pontos do ODS 15, que alerta para a preservação dos ecossistemas terrestres, das florestas e da biodiversidade existente e luta pela reversão dos danos já causados, protegendo espécies ameaçadas e intensificando a fiscalização contra a caça ilegal. Este ODS também está diretamente relacionado aos processos de desenvolvimento e redução da pobreza no mundo.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições fortes

Este ODS traça metas para a redução de mortes violentas e para o fim da violência, tortura, exploração, tráfico e abuso contra crianças, exigindo um Estado de Direito que garanta segurança e igualdade de acesso à justiça para todas as pessoas. Também aborda o combate ao tráfico internacional e à corrupção, reforçando que a participação da sociedade nas instituições e seu acesso à informação são indispensáveis para mudanças efetivas.

ODS 17 – Parcerias em prol das metas

Este ODS é extenso e possui diversos aspectos para a promoção completa do desenvolvimento sustentável. Os objetivos estão segmentados por áreas, relacionadas à finanças, tecnologia, capacitação, comércio, questões sistêmicas e parcerias multissetoriais, que determinam ações de auxílio internacional para países em desenvolvimento, mobilizando recursos para investimento e transferindo tecnologias e mecanismos de capacitação para implementação orientada a fim de criar um ambiente de cooperação entre as nações em prol do crescimento sustentável e equilibrado.

Os ODS propõem uma visão compartilhada do mundo, chamando todos para a ação. É momento de cooperar se quisermos crescer como sociedade igualitária e fazer nossa economia ser mais sólida, além de preservar os recursos naturais essenciais para qualidade de vida na terra.

A SAP está colaborando para que as metas dos ODS sejam cumpridas e você pode acompanhar esse trabalho pelas redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.