>

Era da Conveniência acompanha transformações da tecnologia e do consumidor

Artigo

Por: SAP Brasil

Agilidade, customização e facilidade. Na Era da Conveniência, o consumidor está cada dia mais exigente sobre suas experiências com os setores de comércio e serviços

A Era da Conveniência configura um período em que as relações comerciais são pautadas pelo que as empresas oferecem como facilitadores para seus clientes. O consumidor está cada vez mais ocupado, com uma rotina sobrecarregada no trabalho e em casa, além de ter que cumprir compromissos sociais e de estar o tempo todo conectado. Quando isso acontece, ele busca soluções que estejam adaptadas à sua rotina e que tragam agilidade.

O setor varejista, principalmente, precisa estar atento aos desejos desse consumidor para oferecer processos menos burocráticos, customizados e assim proporcionar experiências positivas que o façam voltar ou recomendar o estabelecimento.

Mais de 50% dos consumidores afirmam que experiências positivas influenciam na decisão de compra, enquanto 80% deles dizem que sua percepção com as marcas melhora quando os problemas são resolvidos rapidamente.

A comodidade de viver uma boa experiência de compra, atrelada à conveniência de receber tudo em casa, de maneira personalizada, é sedutora, mas muitos clientes ainda buscam as lojas físicas para comprar seus produtos e esses ambientes também devem estar preparados para tornar a vida do consumidor mais fácil, adotando recursos que eliminem filas e a necessidade de ligações.

Tecnologias como o comando de voz, utilizado para realizar pesquisas, selecionar músicas e agendar tarefas, passou a ser ferramenta do varejo, fazendo com que os consumidores adotem a funcionalidade para pesquisar produtos e realizar compras sem utilizar as mãos. O comando de voz também garante acessibilidade para os clientes com algum tipo de deficiência visual ou motora.

A experiência do cliente é o ponto de partida para o desenvolvimento das estratégias que levam conveniência para o consumidor. Investir em soluções omnichannel, como o SAP Commerce Cloud, ajuda na execução de processos comerciais de ponta a ponta, centralizando em oferecer uma experiência customizada para o cliente.

Além do varejo, empresas que oferecem outros tipos de serviços também são chamadas a implementar mudanças na Era da Conveniência. O surgimento de aplicativos para pedir comida, agendar consultas, abrir uma conta bancária, solicitar serviços domésticos e até para relacionamentos sinaliza que esse é um caminho sem volta.

Na Era da Conveniência, é preciso estar atento para as soluções que o mercado oferece para tornar o atendimento estratégico. E a coleta de dados sobre o consumidor é cada vez mais relevante para que se desenvolvam estratégias que considerem suas preferências. Fique por dentro dessas soluções com a SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.