>

O que os líderes de RH estão fazendo para gerir equipes diante da COVID-19

Artigo

Por: SAP Brasil

Líderes de RH estão adaptando a gestão de talentos ao cenário de isolamento social, com escalas menores de profissionais e o trabalho home office

Os registros dos primeiros casos de COVID-19 no mundo foram realizados no começo de dezembro, em Wuhan, na China. Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou tratar-se de uma pandemia, quando a doença se espalhou por diversas regiões do planeta e a transmissão se sustentou de pessoa para pessoa, em uma escala de gravidade maior. Com isso, a recomendação da OMS foi de isolamento social.

Diante deste novo cenário inédito, os líderes de RH precisaram desenvolver novas estratégias para lidar com suas equipes. Entre elas:

Orientações sobre cuidados com a saúde

O cuidado com a saúde passou a ser redobrado. Aqueles que não podem deixar de se deslocar para estar nos postos de trabalho estão sendo orientados constantemente sobre os cuidados de saúde e higiene. Equipes de Recursos Humanos estão fornecendo materiais informativos e disponibilizando álcool em gel e máscaras para uso diário, conforme orientações do Ministério da Saúde sobre medidas de prevenção.

Precaução com o compartilhamento de objetos

As empresas estão orientando seus funcionários a trazerem seus próprios copos e talheres, evitando compartilhar esses itens, além de disponibilizar produtos para higienizar telefones e outros equipamentos que podem ser levados ao rosto.

Ponto biométrico

Muitas empresas realizam o registro do ponto através de um relógio biométrico que, nesse momento, pode ser um veículo de transmissão do Coronavírus. Como uma possível solução, elas instalaram recipientes com álcool em gel ao lado dos relógios e orientaram suas equipes sobre a necessidade de higienizar as mãos após o registro. Além disso, algumas implementaram softwares que permitem que o ponto seja registrado a partir dos computadores ou celulares utilizados individualmente.

Home office

Graças à tecnologia, atualmente muitas profissões podem atuar de forma remota, colaborando com as medidas de isolamento social. Para continuar gerindo os horários e demandas, o RH das empresas tiveram que implementar ferramentas que auxiliam na criação de um plano de ação para o trabalho à distância, permitindo também uma maior colaboração remota entre times.

Escalas de trabalho

Além dos serviços essenciais, o setor industrial precisa manter a atividade para que itens importantes não faltem, nem nos hospitais e nem na casa das pessoas. Mas os profissionais desses setores também precisam estar protegidos e se tornou necessário planejar escalas de trabalho pensando na redução do quadro em cada horário e no afastamento dos profissionais que pertencem ao chamado grupo de risco (pessoas com mais de 50 anos e com doenças pré-existentes).

Pesquisa feita pela Gartner mostra que, por enquanto, apenas 27% dos líderes de RH entrevistados não estão planejando realizar uma redução de custos relacionado à força de trabalho.

Ainda de acordo com o estudo, os líderes de Recursos Humanos estão focados no uso eficaz da tecnologia neste momento de crise, assim como na priorização e redução de serviços e processos de RH. Os dados mostram que 47% das organizações entrevistadas estão optando por congelar o processo de contratação de novos funcionários e 42% dos líderes estão se empenhando para ir além da economia de custos que já alcançaram.

O desafio das equipes de Recursos Humanos em gerir os profissionais no momento no qual existe o risco iminente à saúde parece assustador, mas compartilhar informações confiáveis, orientar os colabores sobre os cuidados necessários e confiar na cooperação da equipe que está em home office pode trazer bons resultados.

Acompanhe novas informações e dicas sobre o desenvolvimento do trabalho nesse período nos canais de comunicação da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.