>

A popularização dos novos meios de pagamento durante e pós pandemia

Artigo

Por: SAP Brasil

A democratização do sistema financeiro com a realização de pagamentos instantâneos pode contribuir com a movimentação da economia mesmo com o distanciamento social

Os meios de pagamento instantâneos oferecem muitos benefícios para o dia a dia do consumidor, como agilidade, segurança e praticidade. A escolha por transações digitais é influenciada pelo estilo de vida do consumidor, que passa a optar cada vez mais pelo pagamento online de serviços de transporte e alimentação.

Banco Central do Brasil regulamenta pagamentos instantâneos

Em 2019, o Banco Central anunciou o desenvolvimento de um sistema de pagamentos instantâneos que será integrado às instituições financeiras e determina que as transações sejam realizadas 24 horas, todos os dias da semana, permitindo que bancos e fintechs possam definir modelos de negócios com base nesse tipo de atividade. Com a adoção dessas modalidades de pagamento, os custos para os lojistas serão reduzidos já que existirão menos intermediários e o comerciante poderá gerar apenas um código para leitura através do smartphone do cliente. Tornando o atendimento mais ágil e seguro.

O caminho do consumidor

O consumidor está optando pelas compras online e pedidos delivery para se proteger dos riscos de exposição à COVID-19 e esse comportamento está impulsionando as formas de pagamento online. Um levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva e divulgado pelo portal E-commerce Brasil, mostra que as compras por aplicativo cresceram 30% com a chegada de consumidores com idades a partir dos 50 anos, pertencentes às classes C, D e E. São novos públicos que estão descobrindo meios mais práticos de realizar pagamentos de suas compras.

Tendências que contribuem com o futuro das transações digitais

A China está à frente das inovações em pagamentos digitais, provocando uma disrupção no mercado com soluções para pagamentos instantâneos utilizando tecnologias como Peer-2-Peer, QR Code e Biometria.

E como os riscos de contaminação pela COVID-19 parecem ser duradouros, o distanciamento social será parte indispensável ainda que o comércio e serviços não essenciais voltem a funcionar. Nesse cenário, o pagamento por aproximação (NFC), que já vigora em muitos estabelecimentos, mostra que já estamos vivendo a transformação digital no mercado financeiro.

Soluções que ajudam a gerenciar os riscos

Assim como os meios de pagamento instantâneos devem crescer após pandemia, o número de tentativas de fraudes também e com ela a necessidade de investimento em segurança para evitar a ação de cibercriminosos. Recursos como o Big Data, Analytics, Inteligência Artificial, Machine Learning e Blockchain podem contribuir com processos de autenticação que certifiquem a veracidade das informações e tornem as transações ainda mais seguras.

A pandemia está acelerando o processo de transformação digital das transações de pagamento, facilitando a entrada de novos players no mercado e o período de isolamento tem apresentado para o consumidor novas formas de viver, mais conectadas e seguras.

Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.