>

Por: Sven Denecken

A propagação do novo coronavírus (SARS – CoV – 2) desde o início do ano mudou a vida no mundo todo. Enquanto a maioria das atividades da vida pública foi cancelada, as atividades relacionadas com a vida pessoal e o trabalho estão começando a funcionar de forma cada vez mais digital.

Em uma sociedade que em condições normais já está em constante mudança, uma virada tão abrupta como passar do que antes considerávamos “vida normal” a uma vida digital como a que ocorreu recentemente assusta a muitas pessoas. Como líderes dentro da nossa empresa, temos o dever de dar respostas à crise, estabilizando a nossa organização, protegendo o nosso pessoal, e eventualmente desbloqueando o crescimento, envolvendo os nossos clientes e parceiros para que mudem a novas formas de trabalho.

A fim de examinar como podemos conseguir isso e o que significa essa mudança para a nossa vida profissional, tive o prazer de ser entrevistado por Paul Clark, Diretor Sênior do Ecossistema Estratégico de Palo Alto.

Paul Clark (PC): Sven Denecken, Vice-Presidente Sênior de Sucesso, Coinovação e Conteúdo de Produtos, SAP S/4 HANA, obrigado por conceder-me esta entrevista. Quero começar fazendo uma pergunta essencial: Com esta situação tão nova que está ocorrendo no mundo, que impacto você vê no ecossistema SAP?

Sven Denecken (SD): Nesta época – e muito provavelmente por um período bastante longo daqui em diante – a vida digital será a “configuração de fábrica” para a maioria de nós. Em muitas indústrias, o teletrabalho ou trabalho a distância virou a nova norma. Até mesmo as indústrias que não estavam abertas a isso antes da pandemia do COVID – 19 têm agora a obrigação de cumprir com este novo modelo de negócio. Basta observar a situação no setor da educação, no qual agora os estudantes se conectam com os seus professores de forma digital e têm assim uma experiência virtual completa com as mesmas ferramentas de colaboração que nós usamos na SAP. Isso também se aplica a eventos – os principais eventos da SAP como o SAPPHIRE NOW oferecerão agora uma experiência 100% digital. E não paramos aí: todas as indústrias devem repensar os seus modelos de negócio e encontrar uma inovação. Entretanto, a eficácia dentro desse processo varia de uma indústria para outra, de um cliente para outro.

PC: Quais dos negócios dos clientes da SAP são os que sofreram um maior impacto?

SD: Muitos dos nossos clientes estão enfrentando uma grande disrupção quando se trata de cadeias de abastecimento, é claro. Isso se torna particularmente importante não só para as empresas dedicadas à Manufatura, como também para quase todas as empresas no mercado que necessitam proteger os seus processos de cadeia de abastecimento de ponta a ponta para poderem se sustentar. A crise nos obriga a superar novos desafios na relação com o reabastecimento, a visibilidade do inventário e o abastecimento. Os processos centrais que dão suporte à cadeia de abastecimento tais como Finanças e Compras realmente têm a capacidade de realizar grandes mudanças agora e no futuro. Tenho certeza de que muitos de nós ouvimos falar do SAP Ariba Discovery, outra das ofertas que a SAP tem, que conecta compradores com fornecedores já que qualquer comprador pode publicar as suas necessidades imediatas de abastecimento, e qualquer fornecedor pode responder demonstrando que está em condições de atender essas necessidades. Estamos aqui para ajudar a garantir que os clientes possam continuar operando as suas empresas da forma mais fluida possível. Nunca poder contar com um ERP sólido foi mais importante do que agora.

PC: Há bastante tempo a SAP já está ajudando as empresas a alcançarem a transformação digital, o que é diferente agora?

SD: Muitas empresas vêm se transformando e evoluindo com tecnologias digitais usando o SAP S/4HANA como base dos seus negócios desde 2015. Para muitas outras, esta transformação ainda está pendente. E terá que suceder, já que a transformação digital é hoje mais necessária do que nunca. Ela vai ajudar a reinventar a economia global e contribuir para a recuperação depois da pandemia.

As pessoas, as empresas e as sociedades têm a capacidade de se interconectarem em tempo real. Isso leva a uma economia digital que é muito mais colaborativa, muito mais consciente e eficiente. Mencionamos apenas o impacto que a crise tem nas cadeias de abastecimento e a importância dos processos centrais do ERP. O SAP S/4HANA ajuda a simplificar os modelos de dados, a otimizar e transformar o negócio no seu dia a dia, e a adotar novas tendências técnicas como a Machine Learning ou a automatização de processos robóticos. A adoção dessas inovações acelera a tomada de decisões estratégicas, o que é fundamental para a sustentação de uma empresa durante essa crise.

PC: Que papel cumpre a nuvem neste cenário?

SD: No momento, as tecnologias na nuvem se encontram no centro dos eventos, e o seu uso nas empresas de todas as indústrias, nas universidades, escolas e instituições e nas residências continua crescendo enquanto estamos falando. Os clientes e colaboradores, assim como todas as demais pessoas são obrigadas a compartilhar e gerenciar transações, documentos e informações de forma segura. Na Nuvem isso é possível para nós. Com a Nuvem, não existem distâncias entre os membros de uma equipe, nem entre os colegas de trabalho. A Nuvem permite que nos reunamos de forma segura, especialmente em momentos difíceis como o atual.

A meta de uma transformação é a de oferecer uma nova forma de solucionar os “velhos” desafios ou as dificuldades tradicionais, levando as tecnologias a todas as linhas de negócio. Resumindo, ela oferece mais valor aos colaboradores e mais valor às pessoas. Mostrar-lhes o valor aos usuários do ERP é a melhor forma que um software e uma empresa como a SAP têm de se converterem em parte de uma nova cultura para a empresa. Esse é exatamente o objetivo para o qual a Nuvem foi desenhada.

PC: De que maneira a sua equipe da SAP S/4HANA suporta esta transformação dentro do contexto atual? De que maneira a sua organização pode ir além do que já temos?

SD: A nossa organização já conta com uma grande oferta. É claro que sempre estivemos nos envolvendo diretamente com os clientes, grupos de usuários, parceiros e eventos. Por outro lado, também sempre fomos um forte ator digital para o SAP S/4HANA e agora estamos levando isso a um novo nível. Por exemplo, oferecemos suporte aos nossos clientes com uma entrega 100 % off–site. É provável que você tenha visto o manual que oferece mais detalhes. Estamos enfatizando a capacidade com a qual a SAP conta para entregar projetos dentro de um modelo de execução off–site, nesta época na qual todos somos obrigados a trabalhar em nossas casas. Existem muitos aspectos no guia que têm uma grande aplicação no trabalho a distância assim como no processo de liderar uma equipe. Tudo começa com o básico: estabelecer uma sólida equipe virtual, e chegar a um acordo sobre canais de comunicação claros, contar com um panorama simples de ferramentas. E depois, alavancar o modelo SAP Activate Template e tomar decisões sobre a governança geral. Isso é exatamente o que as pessoas precisam atualmente, e o mais importante, o que provavelmente vai ser necessário depois da crise atual.

Segundo, temos oferecido suporte aos nossos clientes e parceiros de forma digital desde o início através de programas como o Community Engagement (Participação da Comunidade), Webinars para a Atualização de Produtos, openSAP, Strategic Partners Embracing SAP S/ 4HANA (Adoção de Parceiros Estratégicos), bem como através do nosso Podcast Por dentro do SAP S/4HANA. Vamos estender esta oferta com uma microaprendizagem totalmente nova para o SAP S/4HANA nas próximas semanas. Isso ajudará tanto os nossos clientes como os nossos parceiros a se manterem em dia sobre os produtos, enquanto oferece um canal através do qual possamos nos contatar e participar com outros clientes. As comunidades assumem um papel de enorme importância neste momento. Nossa maior prioridade agora é ser o mais receptiva possível. Realmente acho que as comunidades vão nos guiar através dos desafios que enfrentamos agora e através dos demais que enfrentaremos no futuro. O contexto atual traz consigo muitas aprendizagens, ao mesmo tempo em que estimula a inovação que a nossa organização estabelecerá como as melhores práticas para o futuro.

A visão do SAP S/4HANA é permitir que os clientes e parceiros operem de forma simples. Nós, como membros da equipe Sucesso, Coinovação e Conteúdos de Produto sempre estivemos no topo do Digital Enablement, fornecendo uma vasta gama de ofertas digitais, a fim de alcançar exatamente esta meta. Vemos esta nova e pouco comum forma de viver e trabalhar como uma oportunidade para desenvolver e melhorar os nossos produtos para que cumpram com as expectativas estabelecidas no SAP S/4HANA. Em tempos de quarentena e distanciamento social, e mesmo depois disso, é cada vez mais importante expandir e compartilhar os nossos conhecimentos através da nossa ampla variedade de ofertas. Convidamos vocês a participarem conosco e a alavancarem o nosso Podcast Por dentro do SAP S/4HANA.

Quer compartilhar a sua experiência em projetos? Entre em contato com insides4@sap.com.

Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / YouTube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.