>

Por: SAP Brasil

Os pequenos negócios foram os mais atingidos pelo isolamento social. Com baixas reservas em caixa, eles precisam de apoio para se manter durante a crise

Quantos proprietários de pequenas e médias empresas você ouviu dizer que estão com dificuldades de manter seus negócios? E quantos afirmam que podem não continuar depois da pandemia? As PMEs são as responsáveis por gerar a maioria dos empregos no país e é fundamental ajudá-las a passar por esse momento.

Confira algumas ações que estão sendo tomadas:

Marketing e mídia

A plataforma OLX está doando R$ 20 milhões em espaços publicitários que devem impactar 43 mil empreendedores, entre autônomos, pequenos e médios empresários, que utilizam o site como estrutura para vender seus produtos. A ação terá 6 meses de duração e buscará apoiar a jornada de digitalização dos usuários.

Muitas plataformas de vendas de grandes empresas também disponibilizaram espaço para que pequenos empresários pudessem continuar trabalhando durante a pandemia. A colaboração tem sido fundamental nesse momento.

Ecossistema de negócios

A dificuldade em manter um fluxo de caixa e a liquidez de pagamentos pode prejudicar a continuidade dos negócios. É preciso criar novos caminhos e a digitalização de processos pode contribuir com esse novo momento e com a sustentabilidade das PMEs.

Para manter estoques e ampliar a capacidade de fornecimento nas cadeias de suprimento, a SAP disponibilizou gratuitamente alguns de seus softwares, contribuindo para que empresários identifiquem fornecedores com potencial de entrega, consigam continuar entregando seus produtos e viabilizem a recuperação de seus negócios.

Flexibilização de pagamentos

Além de espaço e ferramentas de gestão, se o seu planejamento financeiro permitir, antecipe recebíveis para seus parceiros e fornecedores. Os pequenos negócios precisam de ajuda para se sustentar e podem buscar alternativas em instituições financeiras, mas também nas empresas com quem mantém parcerias.

Apoio financeiro

O Governo Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram no início de junho o Programa de Emergencial de Acesso ao Crédito voltado para facilitar a obtenção de crédito por parte das PMEs.

Achou essas informações úteis? Compartilhe para ajudar outros negócios, use seu alcance para ajudar a divulgá-los e contribua para fortalecer as PMEs.

Confira mais informações sobre como contribuir com as PMEs durante a pandemia nos nossos canais de comunicação:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.