Coronavírus: trabalho flexível fará parte do novo normal após pandemia

Por: SAP Brasil

Com os riscos associados à COVID-19, a necessidade de manter distanciamento pode estimular modelos de trabalho mais flexíveis e o crescimento do home office

Você já parou para pensar que o mundo não será mais o mesmo após a crise do novo Coronavírus? A Organização Mundial da Saúde acredita que a América Latina ainda não atingiu o pico da epidemia e para evitar que um número ainda maior de pessoas se contamine a recomendação para prevenção continua sendo a mesma: distanciamento e isolamento social.

Essa possibilidade coloca em xeque os modelos de trabalho tradicionais. A sua empresa está pronta para isso?

Empresas de tecnologia impulsionam novas formas de trabalho

As empresas de tecnologia foram as primeiras a se manifestar sobre a flexibilização das jornadas de trabalho. A ideia é que elas sejam mais curtas e que sejam alternadas com o home office. Esse processo acontece gradualmente e de forma experimental nesse período de reabertura em alguns países. A Amazon, por exemplo, decidiu manter sua equipe em regime home office até o mês de outubro, já o Facebook e o Spotify optaram por um prazo mais longo, até o final de 2020. O Twitter foi ainda mais longe, oferecendo aos seus colaboradores a chance de trabalhar em casa de maneira permanente.

A transição para novos modelos exige planejamento

A expectativa, no Brasil, é de que após a pandemia, 30% das empresas adotem o home office. Mas para que sejam permanentes e tenham sucesso, é necessário que exista um planejamento estratégico bem estruturado, que contemple uma avaliação dos riscos, os investimentos necessários em infraestrutura para a integração de sistemas e o acesso remoto. Além disso, é fundamental que líderes e equipes estejam unidos nesse processo.

O trabalho remoto e as jornadas flexíveis não significam que você estará longe dos colaboradores. É essencial criar uma atmosfera de confiança e mais conectividade para que sua equipe sinta que pode contar com o suporte dos líderes sempre que necessário. Isso acarretará numa mudança de comportamento dos gestores, que deverão conduzir as equipes de maneira descentralizada, acolhendo feedbacks e aplicando melhorias em conjunto.

O digital é seu apoio

O trabalho flexível permite que você explore o uso de ferramentas digitais, ampliando as possibilidades de encontrar profissionais capacitados que não precisam estar na mesma cidade que a sua empresa e viabilizando o desenvolvimento de atividades com mais produtividade, além de reforçar o controle de informações, já que o uso de sistemas permite gerar relatórios e dados que podem ajudar a gerir as atividades.

Durante a pandemia, as pessoas perceberam que é possível investir em novos modelos de trabalho, adotar jornadas mais flexíveis e manter a qualidade nas entregas. Em um período de retomada econômica, o trabalho remoto ou em jornadas presenciais com menos horas também pode gerar economia nos gastos com espaço e infraestrutura presencial. Se essa é uma possibilidade para sua empresa, por que não tentar?

Siga nossas redes sociais para saber mais sobre recursos que podem ajudar a lidar com novos modelos de trabalho: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.