>

A tecnologia pode ser uma grande aliada na busca por maior inclusão e diversidade

Artigo

Por: SAP Brasil

Focado em práticas de inclusão e diversidade, o futuro do trabalho tende a oferecer resultados positivos para as empresas e para o desenvolvimento de profissionais

A tecnologia pode, muitas vezes, seguir parâmetros tendenciosos para realizar reconhecimento biométrico facial ou, em alguns casos, algoritmos aprendem reações racistas ou sexistas. Mas, quando bem utilizada, ela contribui com a formação de um ambiente inclusivo e com mais diversidade no mercado profissional.

Lançado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial, o Kit de Ferramentas de Diversidade e Inclusão 4.0 propõe práticas sobre o uso da tecnologia a favor da diversidade nas organizações, ressaltando os pontos positivos da manutenção de equipes com origem, gênero e raça diferentes e suas vantagens frente às equipes de trabalho homogêneas.

O material apresenta percentuais positivos que empresas com diversidade de equipes apresentam sobre aquelas que mantém a contratação de pessoas com um padrão parecido.

Rentabilidade: 25% a 36% mais chances de lucratividade.

Inovação: taxa de inovação até 20% maior e receita de inovação 19% maior.

Tomada de decisão: capacidade até 30% maior de detectar e reduzir os riscos dos negócios.

Engajamento dos funcionários: relação casual estatisticamente significativa com o engajamento e retenção para todos os funcionários.

Para criar uma cultura de diversidade e inclusão, as empresas devem investir na formação de líderes e gestores. Quem contrata e conduz as equipes deve estar alinhado aos propósitos da organização, entendendo que os negócios só têm a ganhar com um ambiente inclusivo, que traga diferentes olhares e experiências para as decisões estratégicas das empresas.

Na SAP, o programa de mentoria conhecido como Speed Mentoring foi criado para que as líderes que atuam na empresa possam compartilhar experiências, receber apoio e alavancar o desenvolvimento profissional. Com o apoio da tecnologia, a barreira geográfica foi quebrada, o que permite conectar pares de diferentes localidades para que possam interagir.

É também através da tecnologia, que o Kit de Ferramentas propõe encontrar talentos diversos, monitorar comportamentos que criam exclusão dentro da organização, avaliar o desempenho das equipes e aplicar treinamentos que contribuam para eliminar atitudes discriminatórias. Essas são propostas ligadas à abordagem da Inclusão 4.0.

Não se trata apenas de contratar colaboradores diversos, mas de adotar a diversidade e a inclusão como parte essencial da cultura empresarial. Se trata de fazer com que seus colaboradores se sintam realmente acolhidos e de valorizar a multiplicidade de experiências, visões e opiniões, que são tão enriquecedoras para os processos de negócios.

O monitoramento dessa prática pode refletir no faturamento e na imagem das organizações, que chegarão mais longe ao adotar a diversidade como estratégia para crescer.

Acompanhe nas redes sociais da SAP, as iniciativas de diversidade e inclusão que realizamos: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.