>

Por: SAP Brasil

Durante a quarentena, pequenas e médias empresas adotaram soluções em nuvem para manter operações e esse movimento digital deve se fortalecer após a pandemia

A tendência de migração para a nuvem foi antecipada pela pandemia e acelerou o processo de inovação de pequenas e médias empresas no Brasil. Informações compartilhadas pelo portal Convergência Digital, apontam que os investimentos em serviços na nuvem devem crescer 12,5% entre os anos de 2019 e 2021, como consequência da crise causada pelo novo Coronavírus.

As PMEs têm como vantagem maior agilidade na implementação de serviços em nuvem, uma vez que contam com uma estrutura operacional menor. O que permite que após a contratação dos serviços, em algumas horas elas estejam preparadas para operar.

O uso dos recursos na nuvem permite que gestores acompanhem em tempo real os processos de trabalho à distância, atualizando informações e monitorando a produtividade das equipes. São dados que ajudam as empresas a acompanhar o bem-estar dos funcionários e oferecer respostas rápidas quando ele precisar de algum suporte.

Marilan utiliza tecnologia para reduzir impactos da pandemia e gerir negócios

Durante o SAPPHIRE NOW Converge, evento realizado pela SAP em junho totalmente online, Geraldo Pereira, Gerente de TI da Marilan explicou as decisões tomadas pela empresa para manter as atividades.

Cliente SAP, a Marilan possuía um Comitê Digital e Tendências que já acompanhava o mercado de tecnologia e há mais de dois anos utiliza o SAP S/4HANA, além do SAP Analytics Cloud. Pereira explicou que a estratégia foi manter o time de TI à frente da comunicação com as equipes, para oferecer suporte rápido e especializado aos profissionais que estão trabalhando em regime home office. Com os recursos na nuvem, os treinamentos, o compartilhamento de informações, as reuniões e até as atividades de recrutamento e integração de novos colaboradores foram realizados à distância.

Recursos que também foram aplicados para que a equipe de vendas mantivesse as negociações e o relacionamento com clientes. Os serviços em nuvem também ajudaram a contabilizar a quantidade de reuniões que aconteciam na empresa, oferecendo dados para mudanças estratégicas nas operações, além de permitir a contabilização que casos da COVID-19 fossem monitorados.

O armazenamento de dados na nuvem permite a tomada de decisões ágeis e eleva a criatividade na aplicação de soluções que podem ser realizadas à distância. A pandemia acelerou o processo de transformação digital das PMEs e o quanto antes essas empresas adotarem esses modelos, melhor será a adaptabilidade aos novos tempos.

Continue acompanhando os insights gerados durante o SAPPHIRE NOW Converge e informações sobre serviços em nuvem nos nossos canais de comunicação: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.