>

Customer Experience Selling: o conceito que está transformando as empresas

Artigo

Por: SAP Brasil

Reinventar as estratégias de venda, colocando o consumidor e suas preferências no centro das abordagens irá impulsionar os negócios e melhorar resultados

As dúvidas sobre o futuro do varejo se intensificaram durante a pandemia. Como é possível manter as vendas diante das mudanças de comportamento do consumidor? Quais estratégias as equipes podem adotar para impulsionar os lucros?

Novos conceitos têm surgido ou vêm sendo resgatados para ajudar as empresas a descobrir que caminho seguir para atender aos desejos do consumidor que mudou os planos e adotou novos hábitos de compra durante a pandemia. O conceito de Customer Experience Selling pode ajudar as empresas a se reinventarem para obter bons resultados.

Do que se trata o Customer Experience Selling

O Customer Experience Selling é uma metodologia desenvolvida a partir das noções do mundo VUCA – Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. O conceito que busca explicar situações adversas dá as bases para a aplicação de novas estratégias de vendas focadas na experiência do cliente em situações inesperadas, como a da pandemia da Covid-19.

O desafio é entender rapidamente o cenário para adotar a estratégia certa

 Se estamos vivendo tempos diferentes, a estratégia adotada deve ser outra. As equipes de vendas podem substituir processos tradicionais, abandonando posturas reativas para tomar um posicionamento capaz de antecipar as necessidades do cliente, oferecendo-lhe uma experiência mais satisfatória. Isso vale tanto para os clientes B2C, quanto para clientes B2B, afinal todos os setores têm levantado novas demandas.

Como apoiar sua equipe de vendas para a mudança?

É preciso estar ciente de que a experiência do cliente está no centro das transformações pelas quais o seu negócio vai passar e que se você quiser resultados positivos, deve pensar em abordagens simplificadas, que contribuam para aumentar sua taxa de conversão.

  • Se as reuniões presenciais estão temporariamente suspensas. Encoraje sua equipe a manter a proximidade com o cliente através de canais digitais, como WhatsApp, e-mail, chamadas de vídeo, chatbots, etc.;
  • Forme um banco de dados para obter históricos de compras. Utilizando ferramentas de CRM, você pode coletar informações que ajudam a ajustar a proposta de acordo com as preferências do cliente;
  • Em um momento de crise, as experiências podem ser mais marcantes para o consumidor. Seja um facilitador, crie recursos rápidos para resolver solicitações e encoraje feedbacks, eles fornecem informações que podem ajudar na escolha assertiva das ofertas realizadas;
  • Elimine processos que podem fazer com que o cliente desista da compra. Para isso, escolha uma abordagem simples, um atendimento rápido e seguro.

Toda informação sobre o consumidor deve ser considerada na hora de planejar a venda. Esse pode ser um fator determinante para o resultado positivo na experiência do cliente, contribuindo para gerar um engajamento mais sólido e um relacionamento duradouro.

Confira nas redes sociais da SAP, informações e cases sobre experiência do cliente: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.