>

Por: SAP Brasil

O desafio para os líderes durante a pandemia é adaptar sua gestão ao relacionamento fisicamente distante, criando estruturas para integrar equipes e ideias

Com a ruptura inesperada nos modelos tradicionais de gestão de negócios causada pela pandemia, muitas lideranças passaram por uma readaptação e estão reavaliando os padrões com os quais conduzem suas equipes para que o trabalho a distância não perca produtividade e para que os propósitos da organização e das equipes estejam de acordo.  Além disso, gestores estão trabalhando para criar formas de manter a conexão e fortalecer a confiança com os colaboradores.

Trabalhe as habilidades de comunicação para as interações online

Se antes era possível encontrar as pessoas nos corredores ou fazer reuniões rápidas durante o dia para alinhar projetos, agora as interações acontecem de maneira planejada e por isso é importante que a equipe se prepare para os encontros.

A forma como nos comunicamos durante uma videoconferência é diferente, mas esse é um momento de encontro importante, onde dúvidas devem ser compartilhadas e decisões podem ser tomadas em conjunto.

Cuide para que tudo possa ser registrado em e-mail ou em relatórios diários, para que toda a equipe tenha acesso ao status atualizado de cada processo em andamento. Isso ajuda a garantir a conformidade e a transparência.

Seja um líder presente, sem ser invasivo

Mantenha contato frequente com sua equipe com o objetivo de fortalecer o relacionamento a distância. Esse contato, seja por chamada de vídeo ou ligação telefônica, deve eliminar distrações que tirem o foco da conversa. Procure respeitar as individualidades de cada colaborador e especialmente o horário de trabalho.

Compartilhe estratégias

Clareza nas informações compartilhadas e alinhamento dos propósitos continuam sendo importantes para manter equipes mais produtivas e engajadas. Compartilhe com seus colaboradores as conquistas, exercite a escuta e ouça pontos de vista diferentes sobre decisões a serem tomadas.

Líderes também devem ser avaliados

O que sua equipe pensa sobre seu desempenho enquanto líder também importa. Recolher feedbacks sobre seu trabalho ajuda a entender como tem desempenhado sua liderança, se você inspira confiança a sua equipe. Seja um líder próximo, mostre que seu compromisso com os interesses da organização também passa pelo compromisso com o bem-estar da sua equipe e com o desenvolvimento de cada colaborador.

Domine o uso de softwares para gerenciar o trabalho

Mesmo que sua empresa ofereça suporte da equipe de TI para que os colaboradores acessem as ferramentas de gestão, você também deve desenvolver suas habilidades para contribuir com o desempenho da equipe, com a fluência dos encontros online e com a organização do trabalho.

Durante o home office, o clima de colaboração deve ser estimulado e líderes também podem incentivar a equipe a manter cuidados com a saúde mental, além de adotar uma postura receptiva, de escuta para que sua equipe se sinta próxima e confiante.

Acompanhe as redes sociais da SAP para conferir todo os conteúdos: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.