>

Por: SAP Brasil

Com o rápido crescimento populacional é imprescindível pensar em soluções que diversifiquem a produção no campo, levando alimento e insumos para todas as pessoas

Um relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) estima que até 2050 a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas. A meta número 2 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), prevê a erradicação da fome e um trabalho sustentável na agricultura, com planos de dobrar a produtividade agrícola e a renda de pequenos produtores.

Para conquistar esse objetivo e levar alimento para quase 10 bilhões de pessoas no futuro, a modernização do trabalho no campo deve nortear os processos de produção para que aconteçam de forma produtiva e sustentável. A tecnologia está mudando o cenário do trabalho nas lavouras de pequenos, médios e grandes produtores rurais e pode contribuir para sanar fragilidades econômicas e sociais.

80% do potencial de drones no curto prazo deverão estar na agricultura

Os drones são bastante utilizados na aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras, ajudando a pulverizar culturas. Esses equipamentos contribuem para que o trabalho seja realizado com mais agilidade e maior controle sobre as áreas que passaram pela pulverização. Atualmente, o Brasil está discutindo a proposta normativa, colocada em consulta pública pelo Ministério da Agricultura a fim de regulamentar o uso de aeronaves remotamente pilotadas em atividades de pulverização. A norma pode contribuir com uma melhora no acesso a esses equipamentos que hoje compõem do maquinário agrícola.

A agricultura de precisão demanda esse tipo de solução, que oferece mais eficiência no uso de recursos indispensáveis para culturas como água, fertilizantes e defensivos. O drone também pode ajudar no mapeamento aéreo das áreas de cultivo e até de criações de animais.

Agricultura digital oferece informações valiosas

A automação da agricultura pode ser fundamental para otimizar o desempenho do trabalho no campo. Utilizando softwares para gerenciar processos de maneira integrada, empresários do setor podem obter maior controle sobre produções com a geração de dados importantes e que permitem planejar o trabalho no futuro de maneira mais assertiva. Evitando que erros sejam repetidos ao longo do caminho.

Quando os equipamentos no campo estão conectados, eles podem reunir informações e ajudar a formar uma base de dados que auxilie na análise de históricos de processos e produtores podem desenvolver culturas de maneira planejada, tendo em mãos informações sobre análises de risco e sobre o desempenho das lavouras.

Previsão e ações preditivas

Ainda com o apoio dos recursos de Inteligência Artificial, a agricultura pode apostar no uso de veículos autônomos, pode obter dados e prever condições de temperatura, chuva, vento e radiação solar em determinadas áreas. Informações importantes para um mundo que passa por mudanças climáticas, saber sob quais condições o trabalho se dará é fundamental para tomar decisões que garantam bons resultados.

A inovação no agronegócio esteve entre as pautas abordadas no SAP NOW Brasil, que trouxe convidados para uma conversa importante sobre como a tecnologia impacta a produtividade do trabalho no campo, além disso, o público teve acesso a soluções que podem beneficiar toda cadeia de suprimentos.

Neste ano, o evento trouxe diversas novidades. Uma delas foi a adaptação do formato, totalmente online, além de ter ganhado mais dias de duração, ao todo foram cinco. Os conteúdos estão disponíveis on demand no site e no canal da SAP no Youtube.

Encontre mais informações sobre soluções em tecnologia para otimizar o trabalho no campo acompanhando as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.