>

Inovações na área da saúde contribuem para a longevidade da vida humana

Artigo

Por: SAP Brasil

O uso de tecnologias, como robótica, Realidade Virtual e Big Data, promove novas formas de cuidar da saúde com foco na qualidade de vida e na prevenção de doenças

Até onde sabemos, a ciência ainda não descobriu o segredo para a vida eterna, mas com a ajuda da tecnologia ela está fornecendo os subsídios necessários para que possamos viver mais e melhor. Temos visto com a corrida por uma vacina contra a Covid-19, como as pesquisas e inovações no campo científico podem contribuir para um mundo mais saudável e seguro.

É nesse caminho que os debates sobre humanização e tecnologia e sobre liderança e representatividade no mundo científico ganham força durante o SAP NOW Brasil. O evento acontece entre os dias 14 e 18 de setembro e pela primeira vez será realizado totalmente online. Com a presença da primeira mulher diretora-chefe de voos da NASA, Holly Ridings e do físico e astrônomo, Marcelo Gleiser, que compartilharão insights valiosos sobre o universo da ciência e da tecnologia, pontuando quais contribuições elas oferecem para humanidade.

Em muitos países, o Estado proporciona as bases para o desenvolvimento de pesquisas, incentivando àquelas capazes de oferecer retornos positivos para a sociedade, estimulando a criação de soluções que ajudem a diminuir desigualdades através de políticas públicas focadas nas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento, além de incentivar empresas a fazê-lo, recebendo apoio e investimento do setor privado.

As tendências tecnológicas focadas em proporcionar longevidade têm como objetivo tornar a prevenção um caminho para uma vida mais plena. Recursos de Big Data e nuvem contribuem com esse trabalho, uma vez que permitem reunir uma grande quantidade de dados que podem contribuir com a rapidez no diagnóstico de doenças, agilizando o tratamento delas.  Até mesmo o cadastramento biométrico de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) pode gerar informações importantes na base de dados da rede pública no Brasil sobre como anda a saúde da população brasileira e quais políticas públicas podem ser importantes nesse sentido.

A Realidade Virtual utilizada para fins educacionais nos treinamentos de profissionais de saúde em formação, também oferece uma experiência quase que real para os estudantes, criando ambientes totalmente imersivos e estimulando situações de procedimentos a que dificilmente eles teriam acesso enquanto alunos.

A National Libary of Medicine (NLM), que pertence ao governo norte-americano, investiu 7 milhões de dólares no projeto Visible Human, que cria representações anatômicas tridimensionais detalhadas do corpo de um homem e de uma mulher. As imagens dos corpos estão liberadas em uma biblioteca de domínio público e costumam ser utilizadas para fins educacionais.

A cirurgia robótica, com a ajuda da Inteligência Artificial, também compõe o hall de inovações na saúde que permite a realização de procedimentos menos invasivos e que contribuem para a recuperação rápida do paciente, com menos dores, menor risco de trauma, além de ter mais precisão de movimentos.

O investimento por empresas de saúde em inovações tecnológicas pode contribuir com melhores resultados ao paciente, quando a coleta de dados oferece, em tempo real, informações para decisões urgentes que tem como foco central promover atendimento humanizado para as pessoas, colocando a prevenção como caminho para uma vida mais plena e saudável.

Participe do SAP NOW Brasil que este ano será realizado totalmente online. Inscreva-se!

As novidades sobre o SAP NOW Brasil e sobre as inovações no setor de saúde você também pode acompanhar pelos canais de comunicação da SAP:

Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.