>

Os critérios ESG, que medem as operações ambientais, sociais e governamentais de uma empresa, tornaram-se uma consideração importante no ambiente dos negócios, ganhando mais força desde o ano passado. Isso também significa que investidores agora irão analisar não somente o desempenho no mercado e seus lucros, mas também as práticas ESG adotadas pelas organizações.

Em 2020, todo o mundo aprendeu uma importante lição: apesar dos planejamentos, saber exatamente o que o futuro reserva é algo impossível. Os desafios enfrentados por todos reforçou a visão de que abordagens devem ser realizadas com visão a longo prazo, principalmente quando isso significa impactar o meio ambiente. O “pensar sustentável” agora é o foco de empresas que pretendem continuar crescendo e sendo resilientes no futuro.

Inúmeras empresas estão assumindo uma postura proativa em relação aos critérios ESG, e isso impulsionará discussões em torno da qualidade dos dados. Segundo artigo publicado pela S&P Global, cerca de 90% das empresas entrevistadas publicam relatórios de sustentabilidade, porém apenas 16% têm referência aos fatores ESG em seus registros, criando uma divergência entre o que é divulgado nos registros e o que as empresas publicam voluntariamente.

Simultaneamente, uma série de iniciativas internacionais e regionais de política e regulamentação estão caminhando em direção ao mesmo destino. Segundo a MSCI, o crescimento deste tema será a pauta em alta e novas ferramentas e pesquisas podem ajudar a informar empresas sobre o rumo dos investimentos em ESG.

Dessa forma, como implementar uma estratégia de gestão ESG em seu negócio e estar a par das regulamentações?

De acordo com palestra apresentada Semana de Negócios Sustentáveis: ESG na prática do CRA-SP, o primeiro passo para a implementação do ESG é o diagnóstico prévio da empresa, onde busca-se entender a maturidade da mesma para com temas de sustentabilidade, social e de governança.

Tendo um retrato da posição atual, os próximos passos são os de estratégia, transformação e implementação, onde define-se qual o melhor caminho a se seguir, as mudanças necessárias –que muitas vezes se encontram na própria cultura da empresa –, adoção e implementação de tecnologias que apoiem as práticas ESG no negócio.

Por fim, é importante ressaltar a medição das novas práticas, assegurar que os relatórios estão seguindo padrões exigidos e que os processos, métricas e organização geral estão de acordo com o esperado.

Conheça as soluções SAP e saiba mais sobre como a tecnologia pode auxiliar sua empresa a estar de acordo com os critérios ESG.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.