>

Como empresas de inovação podem ajudar a transformar o setor de saúde

Artigo

A pandemia provocou uma série de mudanças no mundo todo e em todos as indústrias. Na área da saúde, a crise expôs não somente falhas nos sistemas de saúde de diversas regiões, como também deixou em evidência a lacuna tecnológica que esse setor enfrenta e uma possível mentalidade pouco aberta para inovações da mesma.

Apesar de um pouco relutantes, empresas do setor de saúde se viram impulsionadas a acelerar sua transformação digital, assim como muitos outros setores, desde o ano passado. Agora, mais do que nunca, a busca por melhorar a qualidade do serviço, otimizar recursos e reduzir custos assistenciais são o foco para as estratégias futuras dessa indústria.

Em pesquisa global realizada pela Deloitte, “O papel dos inovadores de serviços na saúde”, os entrevistados – CEOs, idealizadores e outros líderes de serviços inovadores da área – apresentaram como características fundamentais para o futuro da indústria da saúde, além da agilidade em se adaptar, inovar e mudar, os seguintes pontos:

O foco no consumidor

Enquanto consumidores se tornam mais envolvidos em suas escolhas de cuidados com a saúde, é imprescindível que as empresas deste setor coloquem cada vez mais o consumidor no centro de suas ações. Esse processo, de acordo com o estudo da Deloitte, se inicia com o uso de dados de forma mais transparente, tendo em mente que há indícios de que pacientes tiveram que lidar com a falta de transparência em locais de saúde. Dados recolhidos na pesquisa apontam que um dentre dois consumidores estão dispostos a mudar de médico se estiverem insatisfeitos com a comunicação entre eles.

Evolução dos cuidados baseados em valores e acessibilidade econômica

De acordo com a Deloitte em seu estudo global “Otimizando o acesso ao mercado de saúde”, a indústria da saúde vem recebendo cada vez mais pressão para reduzir os custos com medicamentos, por conta disso o uso de ferramentas com formulários está se mostrando a solução para apoiar a gestão de custos. A estratégia do mercado de saúde é complexa, dinâmica e em evolução.

Uso de tecnologias avançadas

No contexto da pandemia, a implementação de novas tecnologias ocorreu rapidamente no setor de saúde. Um dos conceitos que ganhou força foi o da telemedicina, que se refere ao atendimento e diagnóstico do paciente feito de forma remota. A pesquisa da Deloitte, referente ao papel dos inovadores de serviços na saúde, aponta que o uso dessa e outras tecnologias podem ajudar a aumentar acessibilidade econômica e móvel, além de uma maior qualidade nos tratamentos da saúde nos próximos 20 anos.

Conheça as soluções SAP para o setor de saúde.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.