>

O que o futuro reserva para a transformação da cadeia de suprimentos

Artigo

A pandemia causou interrupções nas cadeias de suprimentos em todo o mundo, que expuseram as vulnerabilidades e o impacto coletivo do setor na economia mundial.

A chegada deste novo cenário evidenciou a importância de uma boa gestão de cadeia de suprimentos e pontos que precisam de atenção urgente.

Entrega rápida e gratuita

A demanda dos consumidores por receber seus pedidos sem maiores custos e rapidamente já vinha crescendo consideravelmente. Cupons especiais em aplicativos e programas de assinatura que oferecem vantagens, como frete grátis e entrega expressa, muitas vezes se tornaram determinantes nas decisões de compras.

Com a necessidade de “ficar em casa”, o consumo online cresceu e as pessoas não querem mais esperar 5 dias úteis para receber suas compras, elas querem tudo dentro de algumas horas ou no máximo no dia seguinte.

Apesar de a opção de entrega no mesmo dia ainda ser pouco comum na maioria dos varejistas, reduzir o tempo de entrega e os custos para o consumidor são tendências determinantes para o futuro dos e-commerces.

Distribuição descentralizada

Seguindo a tendência de aumento na velocidade de entrega, o atendimento descentralizado veio para ficar. Se antes ter uma distribuição centralizada significava mais poder de negociação com os fornecedores e redução nos custos de armazenamento, atualmente contar com um único depósito central dificulta a agilidade na entrega, o que, no fim das contas, não compensa a economia de custos, pois uma entrega lenta pode prejudicar muito a experiência do cliente.

Logística terceirizada

Nos últimos anos, vimos mais e mais empresas de logística terceirizada nascendo e prosperando, enquanto pequenas e médias empresas aproveitavam a oportunidade para tornarem seus processos mais produtivos e econômicos, sem precisar se preocupar com infraestrutura para armazenamento e distribuição.

Atualmente, não apenas as empresas em crescimento veem a terceirização da logística como uma excelente opção para garantir suas entregas de forma escalável, como empresas de maior porte estão enxergando a oportunidade de transformar despesas fixas de cadeia de suprimentos em custos variáveis, ​sem grandes despesas de capital ou taxas de manutenção.

Responsabilidade ética e sustentável

A busca pelo desenvolvimento de marcas responsáveis ética e sustentavelmente já deixou de ser uma moda e passou a ser um padrão.

Essa busca não se limita apenas a cultura interna e aos processos produtivos, mas também a todo o ecossistema de negócios, parceiros e fornecedores de uma marca. Por isso, para garantir a ética e a sustentabilidade de ponta a ponta, as empresas precisam de controle e visibilidade total, que pode ser garantido com tecnologias e inovações de SCM (Supply Chain Management).

Essas são algumas das principais tendências que estão definindo o ritmo das cadeias de suprimentos, não só no futuro, como também no agora. Sua empresa está preparada? Confira alguns casos de empresas que utilizaram a tecnologia SAP para agirem com resiliência e superarem os desafios desse período.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.