A gestão de talentos como vantagem competitiva em um mundo pós pandemia

A gestão de talentos passou a ser um ponto de atenção para as organizações. Ir além dos processos tradicionais de Recursos Humanos é uma das premissas a serem consideradas por líderes quando falamos em engajar e reter os melhores talentos.

A disputa por talentos está cada vez mais acirrada no mercado atual. Com a chegada da pandemia, as empresas tiveram que readaptar processos e apostar em tecnologias inteligentes para compreender a necessidade de cada colaborador e, a partir disso, criar experiências de trabalho personalizadas e desenvolver planos de carreira compatíveis às expectativas dos funcionários com o intuito de mantê-los engajados e alinhados aos propósitos corporativos.

O futuro se redesenhou! Novos modelos de trabalho foram elaborados e soluções inteligentes foram implementadas para facilitar a vida do colaborador e extrair suas melhores habilidades. O que esses talentos esperam de uma organização? Seja no trabalho presencial, híbrido ou 100% home-office, algumas expectativas precisam ser atendidas.

Práticas de diversidade e inclusão

Muito mais que um simples posicionamento, é preciso implementar políticas que assegurem na prática a contratação de pessoas diversas, além de garantir a equidade entre os gêneros. Apostar em diversidade e inclusão é dar voz à diferentes pontos de vista, experiências e perspectivas.

Flexibilidade para escolher entre trabalho remoto e home-office

O modelo híbrido chegou para ficar! Uma pesquisa feita pela Flexjobs mostra que 96% dos entrevistados preferem o trabalho remoto ou gostariam de ter a possibilidade de escolher entre trabalho presencial ou home-office. Em estudo feito pela Prudential, 42% dos entrevistados trocariam de emprego, caso a flexibilidade no trabalho não fosse priorizada no longo prazo. Isso porque cada colaborador possui necessidades diferentes e a possibilidade de escolher onde e quando trabalhar é considerado um importante diferencial.

Investimentos em tecnologias inteligentes

Soluções focadas na área de Recursos Humanos chegaram para facilitar processos e otimizar modelos de contratação das organizações. Além de ajudar na captação dos melhores talentos, a tecnologia pode ser utilizada para traçar a jornada de cada colaborador e entender suas necessidades individuais, contribuindo para novas estratégias de negócios, mais personalizadas e inteligentes.

Saúde mental e bem-estar

Além de mudanças estratégicas, os talentos estão à procura de empresas que trabalhem com clareza, empatia, cuidado e suporte com temas não correspondentes ao ambiente profissional. Colaboradores trabalham melhor e oferecem o melhor de si em ambientes onde possam ser ouvidos e têm as ferramentas necessárias para prosperar.

Engajar é preciso, mas gerir de forma humana é essencial. Empresas de sucesso são construídas com as pessoas certas. Conheça as soluções da SAP para a gestão de talentos.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.