>

O que é Economia da Vingança e seus desafios para os negócios

Artigo

Historicamente, em momentos que a população é privada de sua liberdade por muito tempo, um fenômeno social chamado “economia da vingança” acontece. Entenda como esse evento pode impactar grandes e pequenas empresas.

Após o cenário caótico trazido pela pandemia de Covid-19, muitas pessoas deixaram de fazer compras, tanto por receio da crise financeira quanto por receio de se expor ao vírus. Estudos estimam que aproximadamente US $ 1,5 trilhão tenham sido poupados nesse período. Ainda que as vendas virtuais tenham crescido muito, não foi o suficiente para muitos negócios.

Agora, com cerca de 27,24% da população brasileira vacinada, muitos consumidores desejam sentir novamente como é ter controle de suas próprias vidas e gastar com aquilo que desejam. Esse impulso é o que chamamos de Economia da Vingança. Seria uma versão em grande escala de compras realizadas por impulso.

Por conta desse fenômeno, pequenas e grandes instituições precisam estar preparadas para receber esse aumento repentino de demanda. Isso requer muita organização, planejamento, estratégias e tecnologia.

Como se preparar?

Primeiramente, o fundamental é analisar o mercado. A internet está cheia de previsões dos setores que devem crescer mais nesse período pós-pandemia. Entre os mais apontados estão os comércios de roupas e empresas de viagem que, para atrair mais os clientes, podem apostar em descontos de até 70% em seus pacotes de turismo.

Ainda que o retorno presencial aos estabelecimentos aconteça, a procura por compras pela internet certamente não irá diminuir. Quem conheceu os privilégios de se adquirir produtos de casa, com maior escolha e menores preços, não deixará essa tecnologia para trás. Além disso, muitas organizações descobriram que manter funcionários em home-office ou realizar reuniões online é bem mais econômico e prático. Em ambas as situações, um bom sistema operacional é fundamental para agilizar e melhorar essa busca. Softwares de Inteligência Artificial são muito úteis para essa função.

No que investir?

Para o cliente, um layout de site bonito e fácil de usar, bom atendimento, diferentes opções de pagamento e estoque em tempo real. Para funcionários, um sistema simples e ágil, apontamentos dos mais procurados, análise de dados, relatórios de desempenho, rede de parceiros, gestão de despesas e soluções inteligentes.

Além disso, o que você usa para controlar o seu estoque? Quem trabalha com esse departamento sabe como rapidamente se pode perder o controle.

Como se diferenciar?

Por mais que grandes corporações possuam maiores recursos, nem sempre investem em tecnologias que poderiam facilitar a dinâmica em períodos de crise; organizações menores, acostumadas com as dificuldades, costumam se sair melhor. Atualmente, existem vários sistemas que podem simular mudanças de mercado e apontar os melhores caminhos para que se repense estratégias.

O que irá fazer a diferença nesse “novo normal” é a tecnologia que você está disposto a investir para o seu negócio.

Você conhece a SAP e todas as soluções tecnológicas e inovadoras que ela oferece? Acesse o site e encontre uma que atenda a sua necessidade.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.