Preparando líderes para o feedback dos colaboradores no trabalho híbrido

A partir do momento que o trabalho é híbrido, a vida pessoal também se torna híbrida. Com a queda da barreira entre presencial e remoto, líderes terão que traçar estratégias para a gestão da experiência do colaborador a partir de feedbacks. E como fazer isso?

Não é apenas o local de trabalho que será híbrido, a gestão dos colaboradores também será. O significado de híbrido dentro do RH é: trabalho em que as atividades podem ser desenvolvidas quando, como e onde o empregado desejar, não estando restrito às instalações da organização. Se as atividades não ficam restritas dentro das paredes de uma empresa, o relacionamento entre líderes e funcionários precisa estar além de uma sala de reunião.

A pesquisa O Futuro do Trabalho: Produtivo em Qualquer Lugar, realizada pela Accenture,  revela que 83% das pessoas afirmam que o ideal é contar com um modelo de trabalho híbrido, em que os indivíduos têm a capacidade de trabalhar remotamente entre 25% e 75% do tempo. O estudo também descobriu que o que separa os trabalhadores produtivos de qualquer lugar (40%) daqueles que estão desconectados e frustrados (8%) não é o estresse, mas sim se eles têm os recursos certos do ponto de vista individual e organizacional para ajudá-los a serem produtivos de qualquer lugar.

Os líderes de RH terão diversos desafios pela frente. Leia abaixo 3 questões importantes para que os gestores consigam obter e gerenciar feedbacks dos colaboradores no trabalho híbrido:

  1. Tecnologia

Obter apoio de uma solução tecnológica inteligente para ouvir, entender e responder às necessidades dos colaboradores. A boa gestão da experiência dos colaboradores acontece quando as lacunas entre líderes e funcionários deixam de existir. A sensação de ser valorizado individualmente aumenta a produtividade de cada colaborador e torna o relacionamento mais transparente e fiel.

  1. KPIs

Com a tecnologia certa para coletar feedbacks, será possível analisar os indicadores de satisfação de forma individual e coletiva. A partir de relatórios integrados e personalizados, o departamento de RH conseguirá traçar estratégias assertivas para o sucesso do colaborador e da empresa. Quando não existem dados, não há visibilidade da saúde do seu negócio e de quem faz parte dele.

  1. Melhoria continuada

Com a tecnologia implementada e os KPIs definidos, chegou a hora de analisar o feedback da força de trabalho e aplicar melhorias contínuas para aprimorar a vida profissional e pessoal de cada membro da empresa. Se o trabalho é híbrido, a vida pessoal também será. Já parou para pensar nisso? É a partir da análise do feedback dos funcionários que as organizações conseguirão passar por todos os desafios e barreiras do trabalho híbrido. Líderes empáticos serão fundamentais para transformar feedbacks em grandes melhorias.

Conheça a SAP SuccessFactors, solução completa para a gestão da experiência dos colaboradores, incluindo módulo de avaliação de desempenho de modo holístico a partir de feedbacks.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / YouTube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.