>

Tecnologias para a cadeia de suprimentos: um importante diferencial para as festividades

Artigo

Tecnologias voltadas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos são essenciais para garantir o sucesso operacional das empresas nas datas festivas de fim de ano.

Com o Natal se aproximando, as expectativas da alta demanda aumentam no comércio. Pesquisas realizadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, afirmam que 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras de natal, em consequência, aproximadamente R$68,4 bilhões serão injetados na economia. Ainda segundo o levantamento realizado pela CNDL e SPC, a expectativa é que 77% dos consumidores presenteie neste fim de ano devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e o retorno das atividades comerciais em todo o Brasil.

Mas com tanta demanda, os distribuidores e fabricantes dão conta de entregar tantos produtos a tempo? A pandemia da Covid-19 causou paralisações em fábricas na Ásia e, mesmo com brinquedos e outros produtos já fabricados, o fechamento de portos dificultou o transporte, o que acabou aumentando significativamente o custo e atrasando as entregas. Alguns dos produtos mais afetados foram: brinquedos, consoles de jogos, eletrodomésticos, sapatos, móveis, equipamentos de academia e árvores de natal artificial.

A distribuição das mercadorias foi impactada e está passando por problemas de logística em consequência da falta de estratégias inteligentes a partir de tecnologias que garantam o sucesso operacional das empresas com a gestão eficiente da cadeia de suprimentos. Uma gestão adequada torna possível que as empresas mantenham seu funcionamento sem a escassez dos insumos necessários, o que garante a produtividade e a saída das mercadorias.

Para enfrentar esses desafios, é indispensável que algumas estratégias sejam adotadas. Confira algumas dicas:

Implementar estratégias de mitigação de riscos: é preciso avaliar os pontos fracos expostos pela pandemia e trabalhar com soluções e alternativas para reduzir o risco de interrupção.

Otimizar o estoque: planejar de acordo com as expectativas de demanda.

Melhorar a percepção sobre a demanda: analisar a demanda considerando os principais indicadores.

Planejamento e execução sincronizados: incorporar um sistema de planejamento que possa simular cenários com base nas mudanças dinâmicas do mercado.

– Ser colaborativo: conectar-se com parceiros pode ajudar a responder com mais rapidez às mudanças na oferta e na demanda.

As soluções tecnológicas na cadeia de suprimentos vêm revolucionando a maneira como as etapas da logística são executadas, evitando que grandes empresas acabem interrompendo sua produção e estagnando os negócios.

Nessa época do ano, a tecnologia voltada para o setor vem sendo uma grande aliada. A inovação é o melhor método de integrar as informações e sincronizar os agentes envolvidos na produção. Por meio da automação de processos, é possível tornar cada etapa mais eficiente, desde a fabricação até chegar no consumidor final.

Para saber mais sobre como Empresas Inteligentes mitigam os riscos e saem a frente no mercado utilizando soluções tecnológicas, acesse nosso site.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.