>

Data Literacy: o que é e qual a sua importância para os negócios

Artigo

Entenda porque investir na alfabetização de dados pode posicionar sua empresa entre as organizações mais valiosas do mercado.

Data Literacy ou alfabetização de dados se resume a capacidade de gerenciar, analisar e argumentar utilizando dados. Para trabalhar com dados, é preciso garantir conhecimento acerca de quatro principais habilidades: compreensão total do que são dados e o que eles representam, gerenciamento dos dados, conhecimento analítico – que envolve filtrar, comparar e classificar os dados – e conhecimento sobre o uso de dados para se comunicar com um determinado público.

Em 2020, pesquisadores apontaram que 93% dos tomadores de decisões em empresas apostam na relevância da alfabetização de dados, que pode ser utilizada como meio de chegar a melhores resultados com base em insights. Por este motivo, acreditam ser importante que seus funcionários desenvolvam o conhecimento sobre a análise de dados.

A alfabetização de dados eleva a maturidade de análise dos profissionais, ela torna capaz, não apenas de tomar decisões com base em dados, mas também analisar os acontecimentos e como devemos lidar com eles. Incorporar a Data Literacy é um diferencial competitivo entre empresas e profissionais, pois pode ser fator decisivo para o posicionamento no mercado, além de agregar valor às organizações que já estão valendo até 5% mais do que aquelas que ainda não começaram a investir nos dados. A educação dos colaboradores é outra vantagem para as empresas que pretendem se manter no topo, pois aumenta e melhora a força de trabalho.

Confira 5 informações que sua empresa precisa saber sobre essa habilidade:

  • Data Literacy vai além de olhar os dados em um painel ou em relatórios. O profissional deve ser capaz de saber trabalhar com eles, analisar seus insights e interpretá-los de forma significativa.
  • Na alfabetização de dados, destacam-se as habilidades humanas, ou seja, qualquer pessoa pode se beneficiar delas, não somente analistas ou cientistas de dados.
  • Empresas que passaram a reconhecer suas deficiências e investiram na alfabetização de dados apresentaram melhorias na receita, segundo a pesquisa Future Enterprise and Resiliency Survey de 2021, da IDC.
  • Para que a Data Literacy aumente dentro da empresa, é preciso que haja uma mudança de mentalidade, tornando mais fácil o acesso aos dados que, na maioria das vezes, só pode ser acessado pelos níveis mais altos de gerenciamento.
  • A tecnologia é parte essencial para permitir o crescimento da alfabetização de dados. É aconselhável investir em soluções que permitam governar o acesso de dados de todos os níveis da organização.

Identificar novas oportunidades de negócios e se manter à frente no mercado está condicionado ao investimento na Data Literacy. Com ela, é possível realizar operações analíticas, filtrar, classificar, ampliar, argumentar e resolver problemas, com base na percepção de causa e efeito dentro do contexto aplicado para cada empresa e situação em particular.

Apesar de grande parte da alfabetização de dados depender das relações humanas e suas capacidades de interpretação, tecnologias inteligentes são indispensáveis para garantir o controle total dos dados com visão completa de todos eles, em um único gateway. Para isso, a SAP oferece uma solução de gerenciamento de dados e banco de dados para garantir o sucesso da sua empresa. Acesse o site e conheça.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.