>

Os líderes empresariais estão muito atentos às emissões de carbono e às mudanças climáticas, aos enormes problemas de resíduos e às desigualdades na força de trabalho e nas comunidades. Mas o mais importante é a ação necessária para resolver esses problemas de forma eficaz por meio da cooperação entre empresas, cientistas, ONGs e governos.

Para enfrentar os riscos reais que esses desafios de sustentabilidade representam, as empresas precisam de soluções que ofereçam transparência de dados e visibilidade do impacto de suas operações e cadeias de suprimentos para tomar decisões mais sustentáveis.

Os líderes de negócios precisam de ferramentas que lhes permitam quantificar, analisar e agir com base em dados em tempo real por meio de suas operações de ponta a ponta para estabelecer uma “linha verde” em todo o seu negócio. Em seguida, eles precisam relatar seus resultados de forma abrangente e precisa para uma variedade de partes interessadas, incluindo funcionários, parceiros, clientes, reguladores e investidores.

Essa é a nossa prioridade. Queremos ajudar os líderes de negócios a atingir esses objetivos, incorporando uma estrutura de gerenciamento holística em nossos principais aplicativos corporativos e desenvolvendo soluções de sustentabilidade específicas, como SAP Sustainability Control Tower.

SAP Sustainability Control Tower

O SAP Sustainability Control Tower ajuda as empresas a coletar dados em tempo real, organizá-los e relatá-los usando métricas transparentes e padronizadas. A solução permite que as organizações obtenham dados automatizados, oportunos e auditáveis sobre KPIs, como emissões de gases de efeito estufa, investimento socialmente responsável e investimento de impacto. E para aqueles que desejam se adentrar, também permite que eles se aprofundem em áreas estratégicas dentro da empresa, bem como em áreas geográficas específicas e em redes de negócios. Oferecendo a granularidade necessária para tomar decisões assertivas, que colocam as considerações financeiras e não financeiras em pé de igualdade.

A solução é apenas uma de nossas iniciativas para ajudar nossos clientes a lidar com questões de sustentabilidade. A SAP também está trabalhando com um importante ecossistema de parceiros e muitos clientes – mais de 100 das maiores empresas do mundo – para construir uma gama de soluções que ajudam empresas de todos os tamanhos a incorporar a sustentabilidade em suas operações principais.

Essas iniciativas incluem soluções que ajudam os clientes a considerar a sustentabilidade, desde os estágios de design de um produto, que medem as emissões de carbono em suas redes, além de oferecer transparência de ponta a ponta de relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG). Com a natureza mutável dos requisitos, estruturas e padrões de relatórios, os relatórios corporativos são uma grande área de foco para muitos líderes de negócios.

Estandardização

Nos últimos anos, houve um apelo de organizações globais, como o Fórum Econômico Mundial, o Pacto Global das Nações Unidas, a Global Reporting Initiative, a Ellen MacArthur Foundation e a Value Balancing Alliance, para padronizar como as empresas devem relatar seus resultados e compromissos ambientais, bem como a forma como contribuem para a igualdade social e o crescimento econômico.

Reguladores, incluindo a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, também estão considerando a introdução de requisitos de relatórios padronizados que regem as divulgações de mudanças climáticas, emissões de CO2 e linhas verdes das empresas.

Antecipando essas mudanças, um número crescente de empresas adotou padrões de relatórios voluntários, pois os ajudam a atrair investidores, melhorar sua reputação corporativa ou fazer aquisições. No processo, eles estão reavaliando seus modelos de relatório e mudando de relatórios financeiros tradicionais, com foco em receitas e lucros, para um modelo que vincula métricas financeiras e não financeiras em uma estrutura de relatório holística.

Novas iniciativas

Integrar o desempenho financeiro e não financeiro pode ser confuso para empresas, investidores e analistas financeiros. Na recente reunião da COP26 em Glasgow, a International Foundation for Reporting Standards anunciou a formação de um novo International Sustainability Standards Board (ISSB), que desenvolverá um conjunto global de padrões de divulgação de sustentabilidade.

Na SAP, acreditamos que as empresas devem ter um conjunto claro e comum de padrões que são adotados em todos os setores e regiões. Isso permite que os executivos tomem decisões mais consistentes e sustentáveis, além de permitir que as partes interessadas comparem o impacto gerado pelo desempenho não financeiro.

O Fórum Econômico Mundial se associou às principais organizações de definição de padrões para criar uma estrutura chamada Stakeholder Capitalism Metrics, que pode ser utilizada por empresas para mapear seus relatórios financeiros básicos em relação aos indicadores ESG. Estamos incorporando essas métricas à solução SAP Sustainability Control Tower. Também estamos trabalhando com organizações como a Value Balancing Alliance, que desenvolveu uma metodologia sobre como podemos atribuir um valor financeiro a atividades não financeiras, aumentando a capacidade de orientar investimentos e impactos ESG.

Esses novos modelos de relatórios holísticos exigem que as empresas incluam métricas ESG para avaliar e gerenciar o desempenho de longo prazo, identificar a conectividade entre ESG e KPIs financeiros e se concentrar nas partes interessadas, em vez de apenas nos acionistas.

Eles contam com acesso a dados de alta qualidade, transparentes, consistentes, oportunos e, em última análise, auditáveis. Na verdade, 79% das empresas que veem a sustentabilidade como materialmente relevante agora dizem que a medição e o relatório de dados ambientais informam a estratégia e a tomada de decisões de sua empresa. Coletar e analisar esses dados são os primeiros passos, mas em uma pesquisa realizada pelo centro de pesquisas SAP Insights, apenas 21% dos executivos de negócios disseram estar totalmente satisfeitos com a qualidade e disponibilidade dos dados coletados para a sustentabilidade.

A visão do cliente

É por isso que a SAP está expandindo seu portfólio de ferramentas que fornecem às empresas transparência em suas ambições de sustentabilidade.

Como o Diretor Financeiro da BMW, Dr. Nicolas Peter, destacou no SAP Sustainability Summit 2021, “O tópico tem uma alta relevância em nossa indústria. Podemos observar claramente que há uma mudança na discussão com nossos investidores e mercados de capitais de uma maximização do lucro para a otimização do valor. No caso da indústria automobilística, a sustentabilidade não é mais uma questão de nicho; constitui uma parte significativa do tempo nas conversas com os nossos stakeholders.”

Ele acrescentou: “O governo, órgãos de normalização e reguladores desempenharam um papel fundamental em como redefinimos nossa estratégia de sustentabilidade: reduzir as emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida de nossos produtos, reutilizar materiais e implementar padrões sustentáveis em toda a nossa cadeia de suprimentos.”

Significativamente, a BMW é um dos primeiros fabricantes de automóveis que combina seu Relatório Anual com o Relatório de Valor Sustentável.

Para ser uma empresa de sucesso no futuro, que pode se adaptar rapidamente e reagir ao turbulento mundo externo, a sustentabilidade deve estar inserida no núcleo de um negócio. E isso significa considerar métricas financeiras e não financeiras na tomada de decisões estratégicas e operacionais.

Ainda há um caminho a percorrer na jornada de formação de uma estrutura global padronizada para relatórios de sustentabilidade. Mas para as empresas, com o poder das tecnologias digitais, ações podem ser tomadas agora para expandir o escopo dos relatórios corporativos e impulsionar a direção sustentável dos negócios em escala.

E como sempre, a SAP estará lá para ajudá-los nessa jornada.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.