>

RH em 2022: por que a experiência do colaborador será tão importante

Artigo

A otimização da experiência do colaborador vem se tornando cada vez mais um fator decisivo para gerar capital humano e garantir a valorização da marca.

O estudo Global Talent Trends, realizado pelo LinkedIn, aponta que 96% dos profissionais consideram que a experiência vivida pelos colaboradores é um fator primordial para se manterem na companhia. Por mais que uma boa remuneração e uma promoção façam parte das necessidades dos funcionários, é necessário pensar em um suporte personalizado, pois colaboradores qualificados terão múltiplas oportunidades dentro do mercado de trabalho, e deverão escolher a que lhe oferecer uma jornada de trabalho mais respeitável. Além de reter e engajar os melhores talentos, quando é proporcionada ao trabalhador uma experiência mais personalizada, ele é motivado a trabalhar com maior rendimento, entregando 100% de seu potencial.

Adotar uma gestão eficaz da experiência do colaborador resulta em uma equipe mais engajada, com profissionais mais focados em suas atividades, entregando resultados competitivos, pois o aumento da qualidade de vida permite que o profissional atue melhor. Em consequência, melhora o clima interno, já que profissionais mais satisfeitos trabalham melhor e em sintonia com sua equipe. Além disso, uma experiência otimizada também melhora a performance, estimula conexões sociais de forma orgânica e atrai talentos, já que as empresas que se destacam por seu Employee Experience são capazes de reter capital humano com mais facilidade.

Implementar soluções que melhorem a experiência do colaborador, além de ser vantajoso para a empresa, também contribui de diversas maneiras para a vida pessoal e profissional de cada funcionário. Jornadas de trabalho mais flexíveis, home office, atividades de lazer e socialização planejadas para a equipe, boa remuneração, plano de carreira e outras estratégias para manter um bom relacionamento com equipes são muito benéficas e resultam em seu bem-estar físico e mental, o que impacta diretamente na sua performance dentro da organização.

O núcleo de toda e qualquer companhia são os colaboradores. São eles os responsáveis por cada parte que compõe uma empresa, e também são eles os encarregados pelo contato e fidelização de clientes. Ao tornar sua experiência de trabalho mais agradável, o capital humano é espontaneamente levado a trabalhar com mais dedicação e paixão, melhorando sua performance e entregando resultados mais competitivos.

Para não perder talentos valiosos, otimizar os benefícios dos colaboradores, gerenciar o ciclo de vida dos funcionários, melhorar o engajamento e a experiência digital são essenciais! Visite o site da SAP e descubra como nossas soluções podem ajudá-lo nesta missão.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.