>

Nova edição da Latin Code Week, iniciativa regional da SAP e da Junior Achievement (JA) Américas, tem início em mais de 10 países; estudantes vão desenvolver aplicativos que geram impacto social

 

A SAP e a Junior Achievement (JA) Américas estão anunciando a sétima edição da Latin Code Week, iniciativa de educação digital para jovens da América Latina cujo desafio será usar a tecnologia para desenvolver protótipos de soluções que promovam a economia circular. A nova edição terá início em março no México e será realizada em etapas nos demais países.

 

O objetivo desse programa é treinar jovens latino-americanos em ferramentas e habilidades tecnológicas do futuro e incentivá-los a seguir carreiras relacionadas com ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). Estudantes de 11 países da região criarão soluções inovadoras baseadas modelos de negócios sustentáveis.

 

O desafio proposto por essa edição está associado à economia circular e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para Produção e Consumo Sustentáveis (ODS, item 12) e para Ação Climática (ODS, item 13). A meta é contribuir para preservar o valor dos materiais e dos produtos pelo maior tempo possível, minimizando a geração de resíduos e fechando assim os respectivos ciclos de vida.

O programa conta com o apoio de mentores da SAP que vão buscar reforçar para os estudantes conteúdos nas áreas de tecnologia e competências para o futuro, como trabalho em equipe, criatividade, aprendizagem colaborativa, empatia e comunicação.

 

“A economia circular é um desafio inovador que busca um modelo de desenvolvimento mais sustentável para nossa economia e para o ambiente. É uma nova forma de lidar com as relações entre ambiente, consumidores, empresas e órgãos públicos, e tem grande potencial para contribuir com a economia global”, afirma Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil.

“Com a Latin Code Week, promovemos o espírito crítico, a inovação e a criatividade entre os jovens, além de fornecer ferramentas para que possam criar soluções que contribuam para o bem-estar de suas comunidades”, destaca Leo Martellotto, presidente da JA Americas.

 

Este ano, o programa comemora seu sétimo aniversário na região. Desde sua criação, já conseguiu beneficiar mais de 9.000 estudantes entre 16 e 24 anos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Estados Unidos, México, Peru, Porto Rico e Venezuela, com o apoio de mais de 800 mentores que participam de workshops virtuais para promover a inovação com propósito.

 

Bolsas da Latin Code Week 2022

Já estão abertas as inscrições para jovens latino-americanos que desejam participar da edição 2022 do programa. Os interessados podem candidatar-se a uma bolsa, inscrevendo-se no link https://bit.ly/QuieroSerLCW2022 até 30 de março.