>

O foco é ajudar as empresas a acelerar suas jornadas na direção de zerar as emissões líquidas com um potencial de redução de até 40%*

BOSTON — O Boston Consulting Group (BCG), líder em consultoria em estratégias, anunciou uma parceria com a SAP (NYSE: SAP), líder de mercado em software corporativo. A oferta conjunta de transformação vai dar às empresas a capacidade de identificar o valor dos negócios de sustentabilidade, definindo ambições climáticas corretas e um roteiro prático.

A parceria entre SAP e BCG vai ajudar a enfrentar o desafio geracional das mudanças climáticas e responder à crescente pressão de investidores e de regulamentações cada vez mais rígidas. “De acordo com uma das recentes pesquisas do IDC com usuários finais, três quartos dos executivos envolvidos em iniciativas de sustentabilidade de suas empresas acreditam que fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) são ‘muito importantes’ para valor de suas organizações”, afirma Bjoern Stengel, líder de pesquisa de sustentabilidade global do IDC. “BCG e SAP estão na vanguarda da operacionalização da transformação sustentável junto a seus clientes, e essa parceria ajudará ainda mais os responsáveis pela aquisição de recursos de TI a usar estrategicamente a tecnologia com foco na sustentabilidade para atingir seus objetivos.”, acrescenta o executivo.

SAP e BCG oferecem soluções líderes de mercado em três áreas de particular relevância para transformação da sustentabilidade – estratégia, mudança do modelo de negócios e inovação tecnológica – de forma a complementar os respectivos esforços no espaço da sustentabilidade.

Para ajudar as empresas a acelerar suas jornadas na direção de zerar as emissões líquidas com um potencial de redução de até 40%*, BCG e SAP permitirão a integração da inteligência e da medição de rastreamento de carbono em suas principais operações de negócios e processos de tomada de decisões estratégicas. Ao combinar duas soluções líderes de mercado, o CO² AI do BCG e o SAP Product Footprint Management, a parceria vai tratar os escopos 1, 2 e 3 das emissões de carbono bem como promover a integração com softwares de ERP da SAP.

De outro lado, para ajudar a zerar o desperdício nas cadeias de suprimentos, SAP e BCG vão avaliar as oportunidades de circularidade no portfólio das empresas em toda a cadeia de suprimentos e conjunto de produtos. Com base no CIRCelligence do BCG e na solução SAP Responsible Design and Production, essa oferta permitirá acelerar a jornada das empresas na direção da meta de desperdício zero.

Os esforços de transformação da sustentabilidade nos clientes serão guiados pela solução Holistic Steering and Reporting, apoiada pela SAP Sustainability Control Tower e pelo Compliance Target Operating Model do BCG de forma a garantir que a transformação seja conduzida com foco no valor para os negócios e nos requisitos das regulamentações.

“Negócios sustentáveis vão gerar impactos positivos para as gerações futuras, mas nenhuma organização pode atingir as metas de sustentabilidade sozinha”, afirma Christian Klein, CEO e membro do Conselho Executivo da SAP. “Ser sustentável requer coordenação por toda a cadeia de valor, e é aí que a parceria entre SAP e BCG vai desempenhar um papel fundamental. A reunião da experiência, ferramentas e serviços do BCG com a tecnologia da SAP vai garantir transparência, dados acionáveis e orientação estratégica de que as empresas precisam para abordar com sucesso a sustentabilidade de ponta a ponta e gerar valor para todas as partes interessadas”, completa Klein.

Essa nova parceria foi desenvolvida para efetuar mudanças nas empresas, abrangendo cadeias de suprimentos complexas e criando valor para os negócios a partir da sustentabilidade. “Acredito firmemente que o impacto ambiental das organizações será, em breve, tão importante para os principais grupos de interesse quanto o desempenho financeiro. Pioneiros em sustentabilidade podem conquistar até 15 anos de vantagem competitiva e até 10% de prêmio sobre as ações**. Trata-se de uma enorme oportunidade para empresas em todo o mundo. A parceria com a SAP permitirá que nossos clientes se transformem em um ritmo sem precedentes”, acrescenta Christoph Schweizer, CEO do BCG.

A oferta Sustainability Transformation do BCG e da SAP já está implantada em alguns clientes e tem lançamento mais amplo previsto para o terceiro trimestre de 2022.

Sobre o Boston Consulting Group

O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais, ajudando-as a enfrentar os mais importantes desafios e explorar as melhores oportunidades. O grupo foi pioneiro em estratégia de negócios quando foi fundado em 1963. Hoje, trabalha em estreita colaboração com clientes para definir uma abordagem transformadora destinada a beneficiar todos os grupos de interesse, permitindo o crescimento das organizações, construindo vantagens competitivas e gerando impactos positivos para a sociedade.

Nossas equipes globais diversificadas reúnem profundo conhecimento em vários setores de atividade e funções e em uma variedade de perspectivas que questionam o status quo e provocam mudanças. O BCG oferece soluções por meio de consultoria de gestão, tecnologia e design avançados e em empreendimentos corporativos e digitais. Usa um modelo colaborativo exclusivo que abrange todos os níveis organizacionais dos clientes, movido pelo objetivo de ajudá-los a prosperar e permitir que tornem o mundo um lugar melhor.