Por que grandes empresas estão mudando a sustentabilidade de uma promessa para uma estratégia?

Colocar estratégias sustentáveis em prática comprovadamente já permitiu que grandes empresas alcançassem melhores resultados comerciais.

Uma recente pesquisa realizada pela SAP Insights mostrou que grande parte das empresas entrevistadas está dando pelo menos alguns passos em direção às estratégias sustentáveis, e que uma minoria significativa que já se dedica a elas tem um retorno financeiro relevante. Este grupo de companhias – que conseguem ver que a fortuna de seus negócios está inevitavelmente vinculada ao planeta – foi batizado de “Now” e representa 17% dos entrevistados. Os outros 83% estão divididos entre os 22% dos chamados “Imminents”, que consideram a sustentabilidade um plano para o futuro, e os “Laters”, 61% das organizações que estão menos propensos a investir em sustentabilidade.

As estratégias aplicadas para transformá-las em empresas mais sustentáveis em todos os processos fez com que os Nows alcançassem melhores resultados comerciais que os outros grupos participantes do estudo. Os Imminents e os Laters, entretanto, apontam mais dificuldades para investir em sustentabilidade, possivelmente por falta de dados e motivações empresariais, diferentemente dos Nows, que vêm coletando informações a mais tempo e investindo em pessoas para apoiar os métodos sustentáveis – o que permitiu a este grupo ampliar a distância competitiva daqueles que estão evitando essas movimentações.

Para Empresas Inteligentes, a sustentabilidade não se resume ao compromisso com o meio ambiente; ela se tornou uma estratégia para, entre outras conquistas, captar clientes, economizar nos processos e aumentar a receita.

Ao analisar os dados da pesquisa, buscando entender a distância competitiva entre os grupos, três principais fatores diferenciam os Nows do restante das organizações:

Importância dos dados
Por investirem a mais tempo em métodos sustentáveis, os Nows são capazes e mais propensos a utilizar os dados adquiridos ao longo do tempo no momento das tomadas de decisões operacionais estratégicas.

Não encarar a sustentabilidade como um obstáculo
Os Nows acreditam que tomar medidas sustentáveis pode não somente aumentar a competitividade, como também aumentar o lucro, já que os processos podem ser mais econômicos e os clientes estão cada vez mais dispostos a consumir de empresas que se preocupam com o meio ambiente.

Os líderes estão motivando
Líderes empresariais incentivam os Nows a agirem, pois sabem que um ambiente saudável garante um desempenho melhor.

Os investimentos de uma empresa revelam suas estratégias e objetivos. Na pesquisa, constatamos que os Nows estão mais dispostos a direcionar seus esforços para proteger o meio ambiente e esperam que estes esforços tragam um retorno proporcional. Enquanto os Imminents e os Laters ainda sentem certa dificuldade em entender as motivações deste investimento se eles têm bom fluxo de receita. Contudo, chegamos em um momento em que o interesse público, a vontade política e a resposta financeira foram unificadas, por isso a transformação sustentável é não somente uma forma de salvar o planeta, mas também de melhorar o desempenho empresarial.

Fazer parte dos Nows vai garantir vantagem competitiva à sua empresa. Descubra como as  soluções SAP podem te ajudar a aplicar estratégias sustentáveis e inteligentes.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.