>

Infográfico: Como construir a cultura de pertencimento no ambiente de trabalho

Artigo

Estratégias para transformar a forma como as empresas estão gerindo seu capital humano estão se tornando cada vez mais urgentes.

Se os seus colaboradores não se sentem parte importante do local de trabalho, pode ser que sua empresa esteja precisando se dedicar mais às iniciativas de inclusão para gerar a sensação de pertencimento. Esse sentimento vai além de ser querido pelos colegas de trabalho; a ideia é que cada colaborador se sinta inspirado e envolvido com os valores e objetivos da marca.

Segundo a Coqual, quatro atitudes devem fazer parte das iniciativas para aumentar o sentimento de inclusão: reconhecimento, conexão, apoio e orgulho. Os funcionários buscam ser reconhecidos e recompensados por seu desempenho e esforços; eles esperam se sentir conectados, com interações sociais positivas com seus colegas e líderes, almejam receber apoio com os recursos adequados para que possam realizar seus trabalhos de maneira agradável e, por fim, preferem organizações que estejam de acordo com seus valores, para que sintam orgulho de fazer parte dela, o que, além de aumentar o sentimento de pertencimento, aumenta também a produtividade.

A cultura do pertencimento no local de trabalho resulta em colaboradores mais esforçados e dispostos, dedicando seu desempenho máximo para cada tarefa. As etapas para a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor são palpáveis para todo e qualquer tipo de organização. Para auxiliar neste processo, soluções para gestão de pessoas estão à disposição para ajuda-lo a colocar os funcionários no centro das tomadas de decisões, focando em suas experiências e necessidades individuais. Visite o site da SAP e descubra como viabilizar uma mudança na gestão do capital humano da sua empresa.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

¹Edelman – The Belief-Driven Employee: https://www.edelman.com/trust/2021-trust-barometer/belief-driven-employee/new-employee-employer-compact

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.