>

Conquistar um ciclo viral no seu negócio pode ser a forma mais rentável de marketing.

A cultura do meme e a ascensão das mídias sociais trouxeram às empresas a necessidade de viralizar, uma maneira simples e mais rentável de fazer propaganda. Para se tornarem virais, as marcas têm buscado criar produtos ou serviços que sejam valiosos o suficiente para que os clientes se sintam seguros para indicar para seus amigos e seguidores. Um estudo da Nielsen apontou que 92% das pessoas confiam mais nas referências dos amigos do que em outras formas de marketing, isso significa que, quando um lead chega até sua marca por indicação de alguém de confiança, as chances de ele se tornar um cliente fiel a longo prazo é muito maior.

Conseguir viralizar um produto ou serviço não é um golpe de sorte; existe uma estratégia definida para alcançar esse objetivo. Primeiro, é preciso garantir que haja alguém interessado pelo produto, um lead. Quando ele se tornar um cliente, a empresa precisa incentivá-lo a compartilhar com seus amigos e redes sociais, dessa forma um grande número de pessoas terá um primeiro contato com o produto. Se uma boa parcela se interessar por ele, novos clientes em potencial começarão a procurá-lo, com grandes chances de se tornarem consumidores finais que repetirão esse processo, criando um ciclo viral.

Esses são os fundamentos de um ciclo viral bem sucedido:

Valor

Ofereça um produto que tenha real valor aos clientes, algo que as pessoas precisem ou queiram.

Mimos para clientes

Recompense o seu cliente. Para que ele se sinta incentivado a compartilhar seu produto com os amigos, você pode dar a eles pequenas recompensas que não prejudiquem o seu lucro.

Mimos para potenciais clientes

Sua marca também pode recompensar a pessoa que está prestes a consumir o seu produto. Por exemplo, disponibilizar um pequeno desconto tanto para o seu cliente – que já consumiu o produto e vai indicá-lo – quanto para o lead que entrar em contato através desse cliente. Recompensas cumulativas também são eficientes, assim o seu consumidor é incentivado a indicar seu produto cada vez mais

Diferencial

Encontre o motivo pelo qual o seu produto deve viralizar e mostre isso ao seu público.

Análises de comportamento

Por fim, faça uma análise sobre a forma como os clientes estão interagindo com seu produto e qual a melhor maneira de captar e impactar novas pessoas por meio de indicação de quem já consumiu seu produto.

Os gatilhos de incentivo ao ciclo viral, como descontos ou bonificações por indicar um amigo, podem ser facilmente implementados por softwares inteligentes. As ferramentas certas vão revelar o que funciona melhor para o seu negócio e ajudá-lo a alcançar um crescimento exponencial. A “viralização” de produtos e serviços pode levar sua marca ao nível seguinte, com uma forma mais rentável e eficiente de fazer marketing, se feito de forma planejada e utilizando ferramentas que auxiliem no processo. Acesse o site e descubra como as soluções SAP podem ajudá-lo.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.