>

5 barreiras para adotar funções analíticas avançadas em finanças

Artigo

Saiba por que sua empresa não está alcançando a transformação digital no setor financeiro e como resolver este problema.

As sofisticadas funções analíticas baseadas em Inteligência Artificial são essenciais para as operações do setor financeiro. Com tecnologia avançada, as ferramentas permitem que os diretores financeiros e suas equipes possam acessar insights mais detalhados, fazer previsões mais precisas e, portanto, tomar decisões mais assertivas e se destacar em função de suas estratégias. Mesmo com tantos benefícios, as taxas de adesão dessas soluções ainda são baixas. Entenda quais são e como superar as 5 principais barreiras para a adoção das funções analíticas avançadas nas organizações.

1. Dados financeiros de baixa qualidade

Os dados coletados pelas equipes financeiras são advindos de diversos departamentos, o que colabora para a baixa qualidade das informações. Sem um sistema unificado e funcional, fica difícil agregar e padronizar os dados. É preciso melhorar este procedimento antes de implementar funções analíticas avançadas. Veja como:

  • Resolva o problema de qualidade por ordem de prioridade. É possível começar com os dados que suportam KPIs por exemplo, assim é possível fornecer uma meta inicial gerenciável e avançar conforme as possibilidades.
  • Se cumprir a meta de obter dados centralizados é uma realidade distante, concentre-se em uma estratégia de versões suficientes da verdade. Faça uma análise de quais dados recebidos são realmente essenciais para suas estratégias.
  • Implemente uma solução para distribuição de governança de dados pois, mesmo sem uma única fonte, os departamentos ainda precisam garantir a consistência dos dados.
  • Escolha o software de funções analíticas de finanças na nuvem para que possa integrar, acessar e interagir com segurança.

2. Medo do fracasso

Todo processo de transformação digital é desafiador, e o medo de falhar está impedindo que grandes líderes comecem a implementar as funções analíticas avançadas no setor de finanças, principalmente em organizações que possuem uma cultura na qual as pessoas temem ser rotuladas por seus erros. Para essas empresas, o primeiro passo é uma mudança de mindset, pois empresas que não estão dispostas a inovar com medo de falhar correm o risco de ficarem para trás no mercado competitivo. Errar deve significar analisar o que não funcionou para que não aconteça novamente no próximo projeto.

3. Necessidade de adesão executiva e cultural

Grandes iniciativas exigem financiadores fiéis e líderes capazes de gerenciar e defender a inovação. As barreiras podem ser um problema de percepção ou abordagem. Entenda como superar:

  • Demonstrar o valor e como os benefícios trazidos pelos projetos de análise financeira avançada são essenciais para aumentar a adesão de patrocinadores.
  • Boa parte das empresas ainda fazem uso de ferramentas primárias para organização do orçamento e planejamento. Implementar novas tecnologias facilitadoras pode não ser fácil, mas mostre para sua equipe como elas podem ajudar.
  • É preciso avaliar o nível de maturidade das funções analíticas da sua organização, isso pode ajudar a criar um roadmap de melhorias necessárias para avançar para os projetos analíticos.

4. Falta de tempo para iniciativas de funções analíticas avançadas

Com a sobrecarga dos líderes executivos que utilizam recursos tradicionais de trabalho, há pouco tempo para inovar. Neste caso, a solução pode ser terceirizar projetos de implementação para um parceiro. Investir em soluções de finanças baseadas em IA e Machine Learning também pode ajudar com a automação de processos.

5. Falta de competências de finanças digitais

Para que seja possível a implementação de funções analíticas avançadas em finanças, é preciso um alto nível de literacia tecnológica, que nem sempre está presente nas equipes. Além disso, paira sobre elas o medo de que a IA e outras tecnologias possam tornar seus trabalhos redundantes e desnecessários. Para evitar que isso aconteça, é possível fazer uso de uma abordagem multifacetada. Capacitar seus colaboradores para que estejam aptos às novas tecnologias é o ideal, já que na medida que aprendem mais e ampliam suas habilidades, se preocupam menos em serem substituídos.

Ciente de todas as barreiras que impedem sua companhia de viver a transformação digital e implementar funções analíticas avançadas que permitam aumentar sua receita, controlar custos, aumentar a eficiência e minimizar os riscos, é hora de começar a colocar as finanças no centro dos negócios. O software de gestão financeira da SAP vai ajudar sua empresa a enfrentar os desafios que estão te impedindo de adotar funções analíticas avançadas no setor.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.