>

A experiência do colaborador e novas formas de recrutamento estão entre as tendências para o RH em 2023.

Com o ano de 2022 chegando ao fim, diversos setores já começaram a definir suas prioridades para o ano que vai chegar. Com os líderes de RH não está sendo diferente, eles estão fazendo suas previsões dos desafios e oportunidades que irão moldar o mercado de trabalho em 2023. Com intenção de ajudar o RH a gerenciar e liderar melhor, além de amparar os profissionais, a Gartner realizou uma pesquisa com mais de 800 líderes de RH e conseguiu identificar as 5 prioridades para o departamento.

Com foco no gerenciamento de pessoas, o setor deve investir em uma abordagem que coloca o profissional no centro das ações, de forma que possam atrair e reter talentos. Os líderes de RH devem cultivar uma cultura positiva, investir em tecnologia, melhorar a experiência dos funcionários no ambiente de trabalho e, no topo da lista, avaliar a eficácia das formas de liderança e gerenciamento. Entenda quais são as prioridades para o setor de Recursos Humanos em 2023:

1 – Eficiência da liderança e do gerenciamento

As mudanças que estão acontecendo no mercado de trabalho também estão transformando as expectativas sobre as responsabilidades dos líderes, exigindo que sejam mais autênticos, empáticos e resilientes para uma liderança mais “humana”. Os gestores de RH estão tentando ajudar os líderes a conquistarem essas características, mas, para modificar este cenário, é preciso identificar e abordar diretamente as barreiras emocionais que impedem a mudança.

2 – Design organizacional e gerenciamento de mudanças

As organizações e os talentos estão sentindo os impactos das incertezas e modificações constantes causadas pelas transformações digitais, instabilidade econômica e tensões políticas que causaram muitas disrupções. Por isso, o design organizacional e o gerenciamento de transformações continuam sendo uma prioridade para os CHROs. O RH deve ajudar os funcionários a navegar pelas mudanças e diminuir o impacto causado por elas, garantindo o bem-estar de todos.

3 – Experiência do colaborador

Os gestores de RH lutam para identificar os movimentos internos que os funcionários fazem para desenvolver suas carreiras, contudo, normalmente este desenvolvimento se dá em 3 etapas:

– Definir uma trajetória e comunicar os benefícios e requisitos da função.
– Encontrar oportunidades em potencial.
– Identificar papéis internos para atingir metas.

No entanto, o caminho já não é tão claro agora que a experiência de trabalho está mudando, ao mesmo tempo em que as opções de carreira e algumas habilidades estão se tornando obsoletas. Isso significa que os líderes de RH precisam ajudar os talentos a se desenvolverem no mercado e criar carreiras mais adequadas para eles.

4 – Recrutamento

A expectativa das organizações é que a competitividade por talentos aumente significativamente em um futuro próximo, isso significa que os líderes de recrutamento devem desenvolver suas habilidades, alinhar suas estratégias às necessidades dos negócios e tomar decisões com base em dados. Será preciso concentrar-se em:

– Criar uma capacidade de sourcing baseada em inteligência.
– Criar um mercado de trabalho interno equitativo.
– Criar integração para engajamento.

5 – Futuro do trabalho

O futuro é sinônimo de flexibilidade e força de trabalho remota e híbrida, mas essas mudanças são apenas parte da equação. É preciso planejamento para antecipar as necessidades futuras dos talentos com base em dados para criar estratégias verdadeiramente eficientes ao combate deste cenário disruptivo.

No centro de todos os planos está a gestão de capital humano. As tendências de RH estão em evolução, mas, para tornar essa jornada de constantes transformações menos sinuosa, é preciso priorizar o bem estar do funcionário, fazendo com que acompanhar essas mudanças seja natural. No entanto, manter os ouvidos atentos pode não ser suficiente para presumir as necessidades de seus talentos. Tome decisões assertivas com base em dados com o software de gestão de capital humano da SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.