>

Para aproveitar as oportunidades que 2023 trará, empresas de todos os tamanhos precisarão investir na transformação digital dos meios de pagamento.

Em 2023 as previsões sobre o comércio eletrônico na América Latina são de um mercado de US$375 bilhões, que cresce 25% ao ano. As principais economias da região: Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru, nesta ordem, estão se recuperando bem da pandemia e todos estão apresentando volumes crescentes no e-commerce.

Para aproveitar ao máximo essa oportunidade de crescimento, é preciso uma compreensão profunda da região e de seus desafios. De certo, a pandemia acelerou a digitalização do comércio e, consequentemente, novas formas de pagamento online foram surgindo e sendo aceitas com mais rapidez pelos consumidores. Confira algumas tendências para o próximo ano de acordo com o white paper do PagSeguro Digital Renaissance in Latin America e esteja preparado:

Os consumidores desejam pagamentos instantâneos

No Brasil, o maior mercado da América Latina, a forma de pagamento mais promissora tem sido o PIX, que está apresentando um crescimento contínuo, indo muito além de apenas um sucesso inicial e se tornando uma forma de pagamento disruptiva para vendas físicas e online. O cartão de crédito, que ainda é a principal forma de pagamento do Brasil, deve cair de 43% para 40%, enquanto o PIX, passará a representar 25% dos pagamentos em 2023, com expectativa de 31% em 2025, se tornando o único meio de pagamento que cresce sua presença nas vendas online – com exceção do “Compre agora, pague depois”, que representa 2% dos pagamentos em 2022 e deve representar 3% em 2023.

Mercados ajustados o “novo normal”

O comércio eletrônico está crescendo em todos os principais mercados da América Latina, mesmo aqueles que tinham baixa aceitação das modalidades online antes da pandemia. As vendas internacionais também estão se recuperando e aumentando rapidamente, até mais do que o e-commerce regional, o que também aumenta as oportunidades para comerciantes internacionais que estão buscando sucesso no mercado, mas temem a complexidade da incorporação local.

Aumento lento, mas constante, do “Compre agora, pague depois”

Os consumidores estão em busca de melhores opções de pagamentos, desde a experiência, até os benefícios financeiros, isso explica o crescimento, ainda que lento, do “Compre agora, pague depois”. Esse método de pagamento não ganhou tanto espaço em todos os países, mas representará 3% de todo o comércio eletrônico no Brasil, em sintonia com a média mundial. Os e-shoppers latino-americanos tendem a usar opções de pagamento que permitem atender seus níveis de demanda mesmo com orçamentos apertados, como é o caso do parcelamento do cartão e do “Compre agora, pague depois”.

A transformação digital impulsionada pela pandemia está não apenas abrindo caminho, mas exigindo inovação no setor bancário. Com base nas tendências de meios de pagamento da América Latina em 2023, é possível tomar decisões mais assertivas e aplicar estratégias mais bem-sucedidas. Saiba como navegar melhor pelos empolgantes mercados da região e impulsionar o setor com as a soluções SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.