>

Ao entender as tendências de RH para 2023 e as necessidades dos colaboradores, as organizações poderão colocá-los no centro de suas ações.

A pandemia não só acelerou a transformação digital como também impulsionou mudanças na relação entre empregadores e funcionários. Nos últimos anos, testemunhamos mudanças positivas para o trabalhador; com líderes mais preocupados e comprometidos com o bem estar de suas equipes, as condições de trabalho estão passando a ofertar mais flexibilidade para uma  vida mais equilibrada e um local de trabalho mais saudável.

Antes do período de recessão, as companhias estiveram mais focadas em conquistar seus clientes, mas agora os olhares estão igualmente voltados para a retenção de talentos. Sabemos que, apesar de um futuro marcado por incertezas, as mudanças no local de trabalho são inevitáveis para garantir uma equipe fiel e apaixonada. Diante disso, as empresas estão ansiosas pelas tendências de Recursos Humanos para o próximo ano.

Continuação do trabalho híbrido e remoto

Os talentos se sentem bem e aumentam a produtividade quando podem mesclar o trabalho em casa e no escritório. Essa estrutura permite a interação entre os colegas e ainda as facilidades de trabalhar em casa, por isso é um tópico bastante em alta para 2023.

Sistemas de RH baseados em nuvem

Os colaboradores esperam que os líderes adotem tecnologias facilitadoras como a nuvem, assim eles podem estar mais conectados, com dados e informações compartilhadas em tempo real e de maneira eficiente. Essas soluções de RH ajudam no gerenciamento da força de trabalho e também podem avaliar o desempenho e a colaboração.

Bem-estar do funcionário como prioridade

O bem-estar dos colaboradores passou a ser um fator crucial para o recrutamento de novos talentos e para a retenção da equipe. Muitas empresas estão apostando em programas que promovam um ambiente de trabalho saudável. Trabalhadores felizes geram impactos diretos no desempenho de equipes, grande motivo de atenção por parte dos gestores.

Transparência salarial para atrair e reter talentos

À medida em que as pessoas começam a falar mais abertamente de seus salários, mantê-lo em sigilo ao oferecer uma nova vaga pode não ser uma boa ideia. As novas gerações estão buscando transparência salarial como forma de planejar seus próximos passos e escolher novas oportunidades.

Práticas comerciais sustentáveis e equitativas

Os profissionais estão buscando organizações que trabalhem de acordo com seus valores morais. A tendência é que as empresas que tenham uma verdadeira governança ambiental, social e corporativa retenham e atraiam não apenas mais talentos, como também mais investidores e clientes.

Essas são apenas algumas tendências que devem moldar a dinâmica do mercado de trabalho em 2023. É hora de aproveitar a onda de mudanças e agir de maneira inteligente, colocando as pessoas no centro da sua estratégia de RH. De que forma? Conheça quais são as necessidades dos seus colaboradores e como atendê-las com as soluções da SAP para o setor.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.