>

Mulheres estão resolvendo a lacuna de habilidades globais em tecnologia

Artigo

Uma lacuna de habilidades digitais atingiu a indústria tecnológica. Em 2022, 75% das empresas no mundo inteiro já relataram escassez de talentos.¹  E a questão torna-se cada vez mais proeminente com a estimativa da OCDE de que 1,1 bilhão de empregos estão sujeitos a serem radicalmente transformados pela tecnologia na próxima década.² Estudos mostram que 43% das empresas em todo o mundo estão dispostas a reduzir sua força de trabalho devido a esta integração tecnológica, enquanto outras pesquisas apontam que 80% dos produtos e serviços tecnológicos serão construídos por aqueles que não são profissionais da tecnologia até 2024.³ No final, tudo se resume a este dilema: a necessidade de talento digital aumenta. Mas o número deles está notoriamente limitado.

Para algumas pessoas, esta perspectiva é especialmente amarga. De acordo com números recentes, as mulheres ocupam hoje apenas 26% dos empregos relacionados à computação.⁴  E o número de pessoas de minorias étnicas cai ainda mais. O acesso às habilidades digitais e a garantia de um emprego gratificante e bem remunerado na indústria tecnológica muitas vezes parece estar fora de alcance para elas. “Quando eu era jovem, eu realmente não sabia pelo que eu era apaixonada”, diz Karen Rodrigues, em um blog post recente que ela fez na Comunidade SAP. “A única coisa que eu sabia era que queria conseguir um emprego e ganhar dinheiro. Meus pais também tinham uma ideia específica de como deveria ser minha carreira. Assim, comecei meus estudos em Administração de Empresas e Contabilidade, me formei e consegui meu primeiro emprego nesta área”. Para mulheres como Karen Rodrigues, uma carreira na área de tecnologia nunca esteve ao seu alcance.

Os estereótipos de gênero são frequentemente a causa

Um dos motivos pelos quais as mulheres – ou pessoas de diferentes etnias – muitas vezes não têm uma carreira na indústria de TI em mente são os estereótipos de gênero. Quando as pessoas pensam na indústria de tecnologia, geralmente associam jovens homens brancos em papéis de desenvolvedores. Esses estereótipos muitas vezes têm origem nas experiências e ideologias que encontramos em nossa infância e nos anos de escola. E muitos deles vieram para ficar. O fato de a indústria de TI ser muito mais diversificada, tanto em termos de força de trabalho quanto das funções que existem dentro dela, é muitas vezes negligenciado, ou não explorado o suficiente. No caso de Karen, ela aproveitou uma oportunidade para mudar sua vida em primeiro lugar.

“Recebi uma oportunidade que me enviaria por um caminho completamente diferente: a Academia SAP“, explica a Mentora da SAP. “Eu me perguntei: Devo deixar meu trabalho na contabilidade e fazer algo completamente diferente? Foi uma decisão difícil”.

Karen Rodrigues foi corajosa o suficiente para fazer isso. “Decidi dar o salto, mas a transição para a tecnologia não foi fácil. Naquela época, a indústria ainda era muito dominada pelos homens. Eu era a única mulher, e fui julgada por causa disso. Disseram que eu falava demais, tinha um estilo diferente e talvez eu nem sequer fosse adequada para estar nesta área. Mas eu estava confiante de que este era o lugar para mim. Eu queria ser uma mulher na tecnologia”.

Ela trabalhou arduamente, duas vezes mais, para mostrar que era competente e tinha as habilidades necessárias para ter sucesso. “Acredito que o conhecimento é poder e a chave para o sucesso. Você precisa estudar e precisa agir para mudar sua vida. Estou feliz por haver oportunidades para melhorar”.

Muitos utilizam a iniciativa de habilidades digitais da SAP

Uma oportunidade para adquirir habilidades digitais necessárias para ter sucesso no que está por vir certamente é a mais recente iniciativa de habilidades digitais da SAP. Lançada em meados de novembro de 2022 com o objetivo de diminuir ainda mais a barreira de acesso às habilidades digitais e alcançar aqueles que estão atualmente sub-representados na tecnologia, a iniciativa tem sido recebida com grande interesse. Cerca de 4.000 mulheres, pessoas de minorias étnicas ou de áreas rurais, por exemplo, já se candidataram online e começaram a se aperfeiçoar com os recursos de aprendizagem gratuitos e baseados em funções da SAP.⁵ Após a conclusão de um curso e graças ao patrocínio da SAP de 10.000 vales de exame gratuitos, elas poderão obter a desejada Certificação SAP – um bilhete de entrada para um emprego seguro e bem remunerado dentro do setor. E as inscrições ainda estão sendo aceitas.

Com 655.000 alunos em 2021 e mais de 1 milhão em 2022, a SAP espera trazer uma experiência de aprendizado de classe mundial para ainda mais pessoas com esta iniciativa. Mas a SAP também não para por aí. Para levar os esforços adiante, parceiros, clientes e a própria SAP irão explorar opções de patrocínio e estágio para alguns candidatos que passarem neste exame de certificação. Isto também pode levar a uma oportunidade de emprego em tempo integral. Muitos deles também serão disponibilizados no novo Career Corner na Comunidade SAP, onde 3 milhões de membros compartilham regularmente conselhos e caminhos de carreira.⁶

Empregadores procuram dezenas de milhares de consultores de tecnologia

Como as empresas dependem de consultores de tecnologia para aconselhar e gerenciar a implementação de sistemas de TI e fornecer orientação no treinamento do pessoal, a demanda deverá aumentar nos próximos anos nesta área. Somente nos Estados Unidos, houve mais de 50.000 postagens de trabalho de consultor de tecnologia no último ano.⁷

Para fornecer uma valiosa contribuição para a capacitação de futuros consultores tecnológicos, a SAP também lançou uma parceria com a ‘Coursera’ no final de 2022. 110 milhões de inscritos de todas as origens podem se preparar para um certificado de consultor de tecnologia SAP de nível básico no site da Coursera – sem necessidade de diploma universitário ou experiência prévia.⁸ O certificado contempla sete cursos, dentre eles quatro já estão disponíveis atualmente, com o restante sendo oferecido nos próximos meses. Ao todo, o certificado pode ser concluído em cerca de 5-6 meses e, até hoje, mais de 9.000 assinantes da Coursera já se inscreveram.

“Nunca é tarde demais para aprender algo novo”

“Tenho visto muitas pessoas que estavam esperando o momento certo para conduzir suas vidas em uma nova direção”, explica Karen Rodrigues. “Elas não estavam prontas para algo novo, ou simplesmente estão com medo. Mas viver no passado não é bom. O ontem não pode fazer nada por você; o hoje pode”, diz ela. “Mas eu gostaria de saber disso naquela época. Gostaria de ter sido mais disciplinada no passado. O tempo é valioso”.

Karen Rodrigues era e ainda é curiosa. Ela se propôs a aprender algo novo e construiu uma vida profissional de sucesso como mulher na tecnologia. Navegou em uma indústria que ainda é muito dominada pelos homens e lutou contra os estereótipos de gênero com disciplina e confiança em suas habilidades. Ela nunca se contenta com menos e isso faz dela um modelo para muitas mulheres em todo o mundo. Seu conselho para elas é alto e claro: “Nunca é tarde demais para aprender algo novo. Eu só posso encorajá-las a aprender e a partir para o próximo desafio. Esforce-se por algo superior e você crescerá profissionalmente, e o mais importante: pessoalmente”.

Você pode ler o post completo de Karen no blog sobre sua transição para a indústria tecnológica na Comunidade SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.

¹ManpowerGroup, The 2022 Global Talent Shortage, 2022.
²World Economic Forum, Reskilling Revolution: Preparing 1 billion people for tomorrow’s economy, 2023.
³Gartner, Gartner Says the Majority of Technology Products and Services Will Be Built by Professionals Outside of IT by 2024, 2021.
⁴BuiltIn, Women in Tech Statistics Show the Industry Has a Long Way to Go, 2021.
Obtenha as Habilidades Digitais que Você Precisa.
Career Corner, SAP Community.
⁷Lightcast™ (2022, somente nos EUA), relatório de Postagens de Emprego (setembro 2021 – setembro 2022). Recuperado em outubro de 2022.
⁸Coursera, SAP Technology consultant.