>

Como as tecnologias inteligentes podem ajudar a combater a inflação

Artigo

Aliada do sucesso: a tecnologia pode ser a solução para lidar com os efeitos da alta na inflação.

Ainda se recuperando da pandemia e de diversos outros fatores, como a instabilidade geopolítica, o mundo está sofrendo com a inflação elevada. No Brasil, ela acumula um aumento de 11,73% em um ano, colocando o país no ranking dos países com alto custo de vida. Preços elevados são um problema para os negócios, principalmente aqueles que não investem em tecnologia para alcançar uma base de dados integrada que permita que a organização possa ser ágil, com ações imediatas, inteligentes e econômicas. É preciso saber como driblar o aumento dos custos, a redução do poder de compra do consumidor e o aumento das despesas.

Nenhuma empresa pode ficar imune aos impactos causados pela inflação, mas algumas medidas podem amenizar os efeitos. Neste caso, integração é a palavra chave. Os dados recolhidos em todos os setores das companhias precisam ser integrados em sistemas digitais, para que sejam, de fato, utilizados de maneira eficiente, gerando relatórios em tempo real. Toda a informação é condensada em um só lugar, seguro e acessível de qualquer lugar do mundo, proporcionando mais agilidade nas tomadas de decisões.

É assim que as tecnologias inteligentes podem ajudar as empresas a combaterem inflação:

Investimentos estratégicos
Saiba onde aplicar o dinheiro da empresa. Com os relatórios e os perfis de gastos traçados a partir da tecnologia inteligente, os times de procurement são capazes de fazer escolhas fundamentadas. Dessa forma, as companhias podem investir com mais confiança e aproveitar melhor as oportunidades.

Produção otimizada e mais sustentável
É o momento perfeito para evitar o desperdício e começar a investir em sustentabilidade. Com sistemas inteligentes integrados, é possível minimizar as perdas. As análises e simulações também ajudam a criar novos produtos personalizados às necessidades dos consumidores.

Otimize a força de trabalho e os processos
Com tarefas automatizadas pela inteligência da nuvem, todo o time é beneficiado com a redução desses encargos, assim os profissionais podem investir o tempo na execução de tarefas com maior valor agregado. A tecnologia inteligente também mostra os problemas na produção e mostra como reduzi-los.

Para lidar com a inflação, é preciso  planejamento e agilidade. As modernas soluções de negócios baseadas em Inteligência Artificial são a chave para que sua empresa consiga fazer projeções com base em dados realmente confiáveis. As tecnologias inteligentes possibilitam que as organizações gastem de maneira inteligente, reduzam custos e prevejam mudanças, sabendo como agir de maneira imediata, sem perder as oportunidades. Conheça as soluções SAP e saiba como a análise de dados avançada pode ajudar seu negócio a conquistar vantagem competitiva no mercado, mesmo em um cenário de preços elevados.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP: Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.