>

Conhecendo o SAP S/4HANA Cloud, o software de planejamento de recursos empresariais

Artigo

Por: Rodrigo Portes – Palestrante, Mentor e Consultor de Vendas B2B

O início da transformação digital dentro de uma empresa depende de uma boa plataforma de tecnologia. A plataforma de tecnologia é a base para o desenvolvimento e a execução de aplicativos empresariais. É a partir dessa base moderna, que já inclui armazenamento e gestão de dados, que são integrados aplicativos de extensão e tecnologias inteligentes como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e Internet das Coisas (IoT).

Nessa base tecnológica podemos integrar módulos ERP, para compartilhar o banco de dados e deixar as operações dentro de uma empresa mais inteligente.

O que é ERP?

ERP é o planejamento dos recursos empresariais. Ele ajuda a gerenciar os mais importantes processos: financeiro, RH, produção, cadeia de suprimentos, serviços e  procurement, em um sistema integrado. Portanto, um software ERP moderno, na nuvem, deve ajudar você a administrar toda a empresa, oferecendo suporte a todos os setores, com módulos integrados ou aplicativos empresariais capazes de se comunicar entre si e que possuem um único banco de dados, reunindo as informações de forma mais eficiente e facilitando o acesso aos dados em tempo real.

Cada módulo ERP se concentra em um setor e fornece suporte a processos empresariais específicos, mas trabalham juntos, utilizando todos os dados fornecidos para atender às necessidades da empresa com informações precisas e compartilhadas entre os departamentos. Os módulos ERP mais utilizados pelas empresas hoje são:

Finanças: a solução ajuda automatizando as principais tarefas financeiras, como contas a pagar, contas a receber, relatórios financeiros e cumprimento de padrões de reconhecimento de receita, de modo a  mitigar os erros e os riscos.

Sourcing e procurement: entre os benefícios para o departamento, o sistema automatiza os processos de compras e melhora a negociação com fornecedores com base em funções analíticas baseadas em IA.

Supply Chain: o módulo fornece ferramentas para gestão em tempo real das operações da cadeia de suprimentos: operações de armazenamento, transporte e logística e pode aumentar a visibilidade e a resiliência da cadeia de suprimentos.

O que é SAP S/4HANA Cloud?

O SAP S/4HANA é o sistema de ERP da SAP, ou seja, o sistema nervoso central de uma empresa. É um software moderno, na nuvem, que ajuda a administrar toda a empresa, fornecendo automação, maior eficiência, insights integrados instantâneos e proporcionando a colaboração, a agilidade e a velocidade que as companhias precisam para se manterem competitivas hoje no mercado.

Quais as vantagens de ter um ERP na nuvem?

Os sistemas ERP podem ser implantados on-premise, na nuvem ou em um cenário híbrido, dependendo da necessidade do negócio. Muitas empresas estão se modernizando e migrando para a nuvem. É por isso que surgiu o SAP S/4HANA Cloud. Hospedado na plataforma de computação em nuvem de um provedor, o Cloud ERP normalmente é entregue como um serviço (software-as-a-service ou SaaS ERP). A grande vantagem é que os clientes não são proprietários do software, mas o alugam por assinatura anual ou mensal. Não há custos iniciais de hardware e o fornecedor cuida da manutenção de aplicativos, atualizações e inovações, armazenamento de dados e segurança. Além disso, o software é capaz de integrar as operações internas das empresas e dos parceiros de negócios em qualquer lugar do mundo, proporcionando as características necessárias para que elas se destaquem no mercado.

Quais são as vantagens do SAP S/4HANA Cloud?

Um ERP moderno na nuvem proporciona diversas vantagens:

  • Inovação contínua: o Cloud ERP melhora as operações de toda a empresa, atualizando processos desatualizados e disponibilizando novos recursos para que se mantenha sempre inovando.
  • Custos mais baixos: o serviço do SAP S/4HANA Cloud não requer custo inicial de compra de hardware ou até de um software ERP, uma vez que é feito por assinatura. Os custos de TI também são diminuídos, pois as atualizações e manutenções são responsabilidade do provedor.
  • Simplicidade e automação: é possível padronizar e integrar os aplicativos independentes, existentes e novos. Além de automatizar os processos para garantir mais eficiência.
  • Novas funcionalidades: o ERP na nuvem oferece, além de novas funcionalidades, o aperfeiçoamento dos aplicativos. Com as atualizações sempre em dia, a empresa não perde tempo com essa necessidade.
  • Insights em tempo real: sistemas modernos são capazes de acessar o Big Data e fornecer informações em grandes conjuntos complexos de dados, com isso, aumenta a capacidade de prever tendência e mudanças.
  • ERP móvel: informação em qualquer lugar e a qualquer momento. As modernas interfaces permitem que isso seja possível ao se adaptar a diferentes dispositivos.
  • Tecnologia inteligente: IA, Machine Learning, automação de processos robóticos, Internet das coisas, estão sendo incorporadas às soluções ERP para manter as informações sempre atualizadas.
  • Segurança máxima: os ERP modernos são completos, conectados e colaborativos. Seus sistemas não são vulneráveis e reduzem o risco de problemas mesmo com uma estrutura com vários fornecedores.
  • Implementação rápida: a implementação de um Cloud ERP é rápida porque o fornecedor cuida da instalação de hardware e software e fornece as informações necessárias para o gerenciamento. Os aplicativos para consumidores também são configurados e utilizados de forma intuitiva, fácil e rápida.
  • Escalabilidade: com o poder computacional e a capacidade de armazenamento de dados fica mais fácil ter previsões.

O SAP S/4HANA Cloud também é para PMEs (pequenas e médias empresas)?

A solução não apenas é indicada para PMEs, como é fundamental para elas. Em todas as áreas de uma empresa em crescimento, o ERP na nuvem vai automatizar os processos de maneira inteligente, fornecendo insights em tempo real, utilizando novas tecnologias que ajudam as empresas em crescimento a inovar e se destacarem em seus setores. Mas esses não são os únicos motivos:

  • Agilidade aprimorada: para empresas em crescimento, a agilidade e velocidade nas resoluções e ações são essenciais. Para agarrar cada nova oportunidade, precisam estar sempre atualizadas e atentas às necessidades dos clientes.
  • Visibilidade do fluxo de caixa: o fluxo de caixa é a força vital da maior parte das empresas em crescimento, e por isso, costuma ser a prioridade. O ERP na nuvem integra os processos contábeis, garantindo precisão.
  • Facilidade de integração de aplicativos: para evitar problemas, as empresas agora estão tendendo a escolher um ERP moderno para garantir fácil integração, escalabilidade e agilidade.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.