>

Líderes impactam diretamente na jornada pela sustentabilidade

Além de contribuírem com a melhoria do meio ambiente, empresas que investem em sustentabilidade atraem cada vez mais consumidores e investidores.  

A sustentabilidade está tomando um espaço importante nos negócios. Consumidores e investidores agora estão em busca de empresas alinhadas aos seus valores, que tenham planos consistentes para investir seus recursos verdes, produzindo de maneira respeitosa e renovável. Pensando nisso, as organizações estão investindo em lideranças capazes de integrar as vertentes econômica, ambiental e social. Uma liderança sustentável pode garantir bons resultados financeiros, sem perder a confiabilidade do capital humano.

É um importante papel a desempenhar e a melhor maneira de ter sucesso é garantir que toda a companhia entenda que as mudanças são necessárias e adote a mentalidade sustentável. O líder responsável por esse progresso precisa estar sempre à frente do mercado para manter suas equipes atualizadas com métodos eficientes, considerando as mudanças frequentes e repentinas em todo o mundo. As características mais importantes de uma gestão sustentável são:

  • Envolver os investidores nas políticas, processos e projetos para que tenham valores alinhados.
  • Estimular colaboradores a praticarem a missão e os valores da empresa.
  • Capacitar colaboradores por meio de workshops, treinamentos e palestras voltadas para o tema.
  • Promover ações sociais, nas quais são expostas a missão e os valores da organização.
  • Trabalhar de forma atualizado e inovadora para alcançar as metas e objetivos.
  • Promover uma cultura colaborativa.
  • Tomar decisões baseadas em dados e somente depois de avaliar os impactos ao meio ambiente e à sociedade.

Para aplicar o conceito de liderança sustentável é preciso planejamento. Veja algumas ações capazes de ajudar a alcançar a mudança desejada:

Trabalho remoto

A procura por trabalhos remotos começou a crescer entre os talentos. Além de proporcionar mais bem-estar pessoal, ainda é um alívio ao meio ambiente, pois reduz o deslocamento, melhora as condições de tráfego e diminui as emissões de carbono.

Presença digital mais sustentável

A internet responde por 3,7% das emissões globais do efeito estufa, por isso é preciso aumentar a eficiência dos sites e minimizar o uso de energia online. Páginas mais leves e a exclusão de tags aumentam o desempenho e diminuem os problemas. Também é importante certificar-se de que de que está escolhendo parceiros que ajudem seu site a funcionar que prezam pela sustentabilidade.

Políticas de sustentabilidade

A partir do momento em que uma companhia adota políticas sustentáveis, os líderes devem se envolver e mover esforços direcionados a este propósito. O apoio e envolvimento da liderança incentiva, sendo essencial para uma mudança consistente nos demais setores.

Programas de treinamento

Toda mudança requer treinamento adequado à equipe que antes estava adepta a outro modo de produzir. O crescimento de uma organização depende de seus talentos, por este motivo é preciso garantir os recursos necessários, desde ferramentas até conhecimentos, para que façam um bom trabalho.

No passado, as decisões das empresas se baseavam apenas em resultados financeiros. Agora, colaboradores, clientes, investidores e até o governo exigem a integração das vertentes ambiental e social aos negócios. É possível construir um mundo sustentável, e a SAP está trabalhando para isso! Conheça nossas soluções com foco em sustentabilidade e comece a transformação com eficiência e facilidade.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP: Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.