>

Malha de dados: o que é, para que serve e quais são os benefícios

Artigo

Dados eficientes, integrados e seguros são a melhor maneira de impulsionar os negócios.

A malha de dados é uma ferramenta inovadora para analisar informações. Os dados são instrumentos importantes para o crescimento dos negócios e não podem ser descartados, precisam ser analisados de maneira estratégica, visto que, com eles, é possível prever o mercado e tomar decisões muito mais inteligentes.

O que é malha de dados?

A malha de dados é um framework arquitetônico e organizacional que faz o gerenciamento de dados. A ferramenta conecta e compreende dados de diversas fontes, como data lakes e armazéns, e distribui esses dados integrados de maneira mais rápida e mais eficiente para que o time de especialistas possa acessá-los e usá-los de forma estratégica após uma análise facilitada e mais proveitosa.

Para que serve?

Com o aprimoramento da utilização dos dados, a ferramenta se torna indispensável. Veja alguns exemplos de uso:

Vendas: Transformar leads em clientes é um dos principais objetivos do setor, contudo, quanto mais tempo os vendedores destinarem a tarefas administrativas, menos tempo terão para nutrir relacionamentos com os possíveis clientes. A malha de dados permite que as equipes de vendas não percam tempo e tenham seus trabalhos facilitados. Com um conjunto de informações relevantes de fácil acesso, é possível criar estratégias mais eficientes.

Cadeia de suprimentos e logística: No setor, ter uma resposta rápida aos problemas e mudanças é essencial e é o que garante vantagem competitiva. Dados globais sempre atualizados e de fácil acesso permitem que atitudes sejam tomadas com agilidade e segurança.

Marketing: A necessidade dos clientes está no centro das tomadas de decisões. O mercado prevê um desejo de personalização e muita competitividade. Com uma configuração de malha de dados, os especialistas em marketing podem criar produtos e campanhas mais inteligentes para fidelizar os consumidores.

Quais são os benefícios?

Os dados são responsáveis por impulsionar os negócios. Ao contrário dos bancos de dados com estrutura limitada, a malha de dados traz diversos benefícios:

Acessibilidade: Permite que as pessoas certas tenham acesso rápido aos dados, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Análise de dados aprimorada: Quando os dados são um produto, como é o caso da malha de dados, todos os setores da empresa começam a tomar decisões com base neles. Isso mitiga os erros e permite uma abordagem mais objetiva, baseada em dados concretos e seguros.

Personalização: Com essa tecnologia, é possível criar e testar novos produtos e estratégias sem medo de perder tempo ou recursos.

Redução da pressão sobre as equipes: A ferramenta ajuda a liberar um tempo precioso que as equipes de TI poderiam perder com tarefas administrativas, permitindo que dediquem seus esforços em buscas mais lucrativas.

O uso inteligente e estratégico dos dados é fator decisivo no sucesso dos negócios. Navegue pelas soluções de dados e funções analíticas da SAP e comece a transformação que vai garantir vantagem competitiva à sua empresa.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.