>

Quase 74% dos entrevistados brasileiros usam plataformas digitais corporativas em seus processos de compras 

As conclusões da pesquisa “2022 B2B Digital Buyers’ Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement”, realizada pela Futurum Research e patrocinada pela SAP, revelam a força dos marketplaces no processo de aquisição de softwares empresariais e o crescimento dessas plataformas que têm facilitado a gestão de empresas de diversos segmentos da indústria pelo mundo.  

A pesquisa foi realizada com aproximadamente 1.000 pessoas (100 do Brasil) entre tomadores de decisão globais, compradores de software e líderes de TI, que trabalham para empresas de nove grandes indústrias com porte entre 500 e mais de 50 mil funcionários no Brasil, América do Norte, Reino Unido, Alemanha, França e China.  

Um dos resultados mais significativos da pesquisa no Brasil foi que 84,3% das empresas mudaram seu modelo de negócios nos últimos dois anos após ajustarem sua abordagem de compras de softwares corporativos, sendo que 58,7% fizeram esse movimento de forma significativa. Esse impacto nos negócios tem a qualidade dos produtos diretamente ligada, pois 46,3% afirmaram que frequentemente nos últimos dois anos o seu processo de aquisição opera com a mesma eficiência. 

De acordo com a pesquisa, o tipo de software utilizado para a realização de compras nas empresas muda de acordo com as necessidades do negócio. 73,9% disseram que usam algum marketplace digital no processo de compras e 21% consideram utilizar a tecnologia no futuro próximo.  

Um número interessante e que mostra que ainda há muito espaço de crescimento para esse segmento é a quantidade de empresas (38,4%) que afirmaram que usam pela primeira vez um marketplace digital quando estão analisando soluções e fornecedores de softwares, enquanto 31,3% usam essas plataformas de forma experimental, monitorando seu uso por outras empresas para entender as opções disponíveis no mercado, antes de escolher a melhor para as suas necessidades. 

“A pesquisa mostra que os marketplaces digitais vieram para ficar. Estamos prontos por meio da SAP Store e do nosso site para ajudar nossos parceiros, clientes e toda a indústria a ter um negócio de sucesso.”, afirma Rui Botelho, COO da SAP Brasil. 

Dos brasileiros ouvidos na pesquisa, 48,2% afirmaram que entre 5% a 24% de suas compras globais de softwares corporativos são feitas digitalmente de maneira recorrente, e 38,4% nos últimos dois anos. 

A pesquisa mostra ainda que, no Brasil, 37,5% das empresas têm de 2 a 3 executivos responsáveis pelas decisões finais de compras, seguido por líderes de negócios e gerentes, ambos com 32,5%. Os executivos são 65% dos principais responsáveis por determinar a necessidade do uso de softwares corporativos, ou seja, os principais líderes e executivos das empresas têm papel fundamental na estratégia de compras de tecnologias de gestão dos negócios. 

No Brasil, as principais áreas de interesse dos participantes da pesquisa foram: Aplicações de análise e inteligência de mercado, Experiência do cliente, Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), Banco de dados e gerenciamento de dados, e ferramentas de desenvolvimento. A maioria dos respondentes atua no mercado de produtos e serviços de tecnologia e de bens de consumo. Para acessar o estudo completo acesse o link.