>

International Energy Week: enquanto o mundo caminha para soluções sustentáveis, entenda quais os desafios da indústria energética.

A Semana Internacional de Energia é um evento prestigiado em Londres; o tema dessa edição foi “Saindo da Crise”. A ideia é conseguir mover o foco da indústria energética das crises geopolíticas e ambientais para as energias renováveis, que oferecem soluções duradouras. Dentre os palestrantes escolhidos, a maioria está ligada à indústria da energia renovável ou de baixo carbono.

Contudo, há um conflito entre o ideal e a realidade, já que, apesar da tendência mundial por soluções mais sustentáveis, se espera um aumento da demanda de combustíveis fósseis. Isso se deve, principalmente, ao fato de que os consumidores preferem energia barata a energia limpa, e os investimentos maciços em energias renováveis não deram à elas mais visibilidade no mercado.

De fato, as energias renováveis se tornaram complementares, mas não substituíram os combustíveis fósseis, mesmo com esforços de diversas áreas da indústria, inclusive da automobilística, com os carros elétricos. Os especialistas abraçam o consenso de que a energia limpa é melhor e a transição precisa ser feita, enfrentando os problemas que passam pelo mercado e pelos consumidores. Para isso, é preciso focar nas dificuldades da transição energética em si, além de pensar em como descarbonizar a indústria, conforme dicas a seguir:

Medidas do tamanho da demanda
Diminuição da demanda por recursos primários, aumentando a circularidade com reutilização, reciclagem e substituição de produtos.

Eficiência energética
Adaptação de equipamentos de produção para reduzir o uso de energia por volume produzido.

Eletrificação do calor
Substituição do combustível fóssil – que funciona por aquecimento – por eletricidade renovável, por exemplo, na produção de etileno.

Hidrogênio como combustível ou matéria prima
Troca da matéria prima ou combustível por hidrogênio neutro em carbono, por exemplo, na produção de amônia

Biomassa como combustível ou matéria prima
Substituição da matéria prima ou combustível por biomassa produzida de forma sustentável com o intuito de reduzir as emissões de CO2, por exemplo, utilizando matéria prima de base biológica na produção de produtos químicos.

Investir em inovações
Utilização de técnicas inovadoras, como processo de produção eletroquímica, ou mudança de matéria prima para combustível não-fóssil, como alterar a matéria prima do cimento.

A chave para começar a transformação é a combinação entre planejamento e tecnologia, além do aproveitamento dos roteiros de descarbonização fornecidos pelos governos com regulamentos e incentivos que apoiem o processo. Quer saber mais sobre ações sustentáveis para estar à frente do mercado e proteger o meio ambiente? A SAP pode te ajudar.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.