>

A Inteligência Artificial promete transformar a forma como fazemos marketing hoje.

O mundo virtual está cada vez mais avançado. Dispositivos eletrônicos que reproduzem o funcionamento do pensamento humano são capazes de resolver problemas, usar a lógica e até mesmo tomar decisões. No campo do marketing, a IA já faz revoluções e pode impactar a maneira como o mercado funciona. Dentre as diversas vantagens de adotar o uso da IA no setor, 50% dos profissionais da área apontaram a publicidade direcionada como uma das principais vantagens de integrar a tecnologia em sua abordagem. A ferramenta ainda auxilia em diversas outras áreas:

  • Automação de tarefas repetitivas.
  • Análise de grandes quantidades de dados.
  • Personalização de campanhas.
  • Previsão de taxas de conversão.
  • Otimização do melhor momento para envio de e-mail de marketing.

Na publicidade programática, que direciona os anúncios certos para os clientes certos e na hora certa, o aprendizado de máquina tornou possível que os profissionais de marketing pudessem automatizar a compra e a venda em ambientes digitais. O algoritmo inteligente consegue perceber se o anúncio atingiu as expectativas e também mostrar como pode melhorar. Como resultado, os gastos com publicidade são mais eficientes, já que aumenta-se a chance de compra do consumidor atingido pela propaganda.

Está cada vez mais claro que para alcançar o sucesso, o marketing e a IA precisam caminhar lado a lado. Contudo, implementar a ferramenta pode não ser tão fácil quanto parece. Veja como os desafios podem ser enfrentados:

  • É imprescindível conhecer bem os clientes, automatizar processos mais complexos e otimizar o processo da cadeia de suprimentos;
  • Deve-se utilizar a IA para saber qual a melhor forma de investir em marketing de modo a gastar menos e produzir mais;
  • É preciso usar a IA parase conectar melhor com o público-alvo e garantir uma experiência favorável para ambas as partes, com maior engajamento;
  • Manter base de dados forte e confiável permite tomar decisões mais assertivas;
  • A tomada de decisões pela IA garantirá maior agilidade e assertividade;
  • É importante investir no melhoramento da equipe de marketing para que ela possa sempre estar um passo à frente no setor;
  • Lembrar das mudanças pelas quais a IA passa a todo momento servirá para entender a mudança de comportamento dos consumidores e as necessidades de adequação das empresas.

Sua empresa está preparada para investir de maneira eficiente em IA de modo a impulsionar os negócios com o marketing? Comece agora com as soluções da SAP para o setor.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.