>

A SAP lança a série Futuro Sustentável, com vídeos e podcasts sobre ESG – da sigla em inglês para meio ambiente, social e governança – que trarão como pauta a visão de especialistas e executivos da companhia sobre temas ligados a futuro, tecnologia e sustentabilidade. A mediação é dos jornalistas Jackeline Carvalho e Rodrigo Conceição, da plataforma InfraDigital.

O primeiro episódio, que estreia nesta terça-feira, 25 de abril, traz como tema a economia circular e sua importância para o sucesso das iniciativas ESG nas empresas no caminho para o crescimento sustentável. Para falar sobre o assunto, as convidadas são Marcele Andrade, diretora de Engenharia de Valor da SAP Brasil, e Beatriz Luz, fundadora do Exchange 4 Change Brasil e líder do Hub Economia Circular.

Para Marcele, embora o modelo exista há anos, a prática ainda está começando nas empresas. “Existe grande potencial para aumentar a eficiência e a rentabilidade, além de reduzir impactos no meio ambiente. Em um mundo de crescente escassez de recursos, a proposta de reduzir o desperdício a zero é mais do que urgente. Com as tecnologias modernas, é possível economizar matéria-prima e produzir de forma mais lucrativa enquanto protegemos o planeta. Os consumidores e colaboradores reconhecem estes esforços e buscam ser fiéis a empresas com valores e causas relevantes”, afirma.

No segundo episódio, com estreia no dia 9 de maio, o tema será Governança, relacionando diretamente eficiência na gestão e sustentabilidade. Os convidados são Gustavo Conrado, CFO da SAP Brasil, e Gláucia Terreo, que é sócia-diretora da Walk4Good e liderou por 15 anos as atividades do GRI Brasil, promovendo a disseminação das Normas GRI para relatórios ESG.

Conrado destaca a disposição da SAP em contribuir para a sociedade na disseminação da agenda ESG, inclusive com softwares para medir os resultados das iniciativas de sustentabilidade, gerenciar emissões de gases de efeito estufa até o escopo 3: “É preciso ajudar as organizações a monitorar o desempenho operacional e a orientar seus negócios de acordo com uma combinação de indicadores”.

Para assistir ao episódio acesse o Youtube da SAP. Para ouvir, acesse a plataforma SAPCast ou busque por “SAPCast” em qualquer agregador de podcasts. O material também está disponível nos canais da plataforma InfraDigital.