>

SAP Sustainability Control Tower e SAP Product Footprint Management vão habilitar mais transparência e controle sobre processos, cadeias de suprimentos e emissões de carbono

A Soleum, empresa dedicada à produção de matérias-primas sustentáveis com carbono negativo em larga escala para a transformação das indústrias de energia, química e de alimentos por meio da restauração florestal e da agricultura regenerativa, escolheu a SAP como parceira estratégica para a implementação de um sistema de gestão de indicadores e performance da sustentabilidade altamente eficiente e transparente.

O desafio será implementar processos de negócios eficientes e escaláveis, que respeitem rigorosos padrões de governança e compliance demandados pelos clientes e investidores da Soleum. A empresa encontrou nas soluções SAP Sustainability Control Tower e SAP Product Footprint Management uma combinação que alia eficiência, confiabilidade e transparência na gestão dos dados orientados a ações práticas, de acordo com rigorosos padrões nacionais e internacionais de gestão ESG. Com isso, pretende avançar no gerenciamento sobre o uso sustentável de recursos naturais, aumentar a eficiência de processos de produção, identificar oportunidades de melhoria e monitorar emissões até o escopo 3 (diretas, indiretas e na cadeia).

No centro da plataforma estão as ferramentas de gestão de sustentabilidade da SAP. O SAP Sustainability Control Tower integra várias fontes de dados a fim de obter KPIs claros e objetivos de impactos ambientais, sociais e governança. A ferramenta permite coletar, analisar e relatar dados em tempo real, o que permite uma abordagem holística e guiada por dados no aprimoramento contínuo da redução de externalidades negativas provenientes das operações.

Já o SAP Product Footprint Management entrega uma visão geral das emissões de CO2 e (impacto climático medido em toneladas equivalentes de CO2) dos produtos durante todo o seu ciclo de vida. Com isso, é possível fazer uma análise comparativa sobre diferentes locais de produção e/ou categorias de produtos, mensurando as emissões em cada etapa da produção e também da cadeia de distribuição. Tudo isso já integrado com o novo ERP na nuvem S/4HANA.

O resultado é uma visão completa e em tempo real do impacto de cada produto, que possibilitará a captura de insights e melhores práticas para a sua redução geral nas operações. Somado à SAP Business Network, maior e mais abrangente rede de negócios do mundo, o sistema trará uma visão detalhada do impacto ambiental na sua totalidade, da produção dos insumos ao transporte até o destino.

“A Soleum é uma empresa que tem a sustentabilidade enraizada em sua essência. Desde que conheci o modelo de negócios disruptivo da empresa, com soluções baseadas na natureza e uso inteligente de tecnologia, entendi que a parceria com a SAP seria valiosa para que a companhia alcançasse níveis globais de excelência”, afirma Pedro Pereira, Chief Sustainability Officer da SAP América Latina e Caribe. “Juntas, Soleum e SAP atuam para criar um impacto positivo duradouro e subir a régua dos padrões do mercado brasileiro”.

“Trabalhamos para oferecer alternativas às matérias-primas de origem fóssil em grande escala, impactando positivamente cadeias produtivas extensas, complexas e vitais para humanidade, contribuindo assim com a descarbonização da economia global. Nesse contexto, o suporte tecnológico das soluções da SAP para a sustentabilidade e o ecossistema ESG é um aliado fundamental neste processo que visa a transição global para uma economia de baixo carbono”, afirma Aline Tristão Bernardes, Diretora de Sustentabilidade da Soleum.

Além das soluções de sustentabilidade, a Soleum contará com a SAP em todo o seu back office, com o ERP na nuvem SAP S/4HANA integrado a outras ferramentas como SAP Concur (de viagens e despesas) e SAP SuccessFactors (gestão de recursos humanos).