>

Cenários econômicos adversos, competição e mudança constante de comportamento dos consumidores exigem investimentos em tecnologia e inovação no setor bancário.

O setor bancário reconhece que, para encontrar caminhos para o crescimento e garantir competitividade no mercado, precisa acelerar as mudanças e investir em inovação e tecnologia. A mudança de comportamento dos consumidores impulsionada pela pandemia, cenários econômicos adversos e a concorrência crescente estão exigindo das empresas novas estratégias para aumentar a produtividade e se destacar em 2023.

Crescer em meio ao cenário atual não é um desafio fácil de ser cumprido. É preciso planejamento e inteligência para atingir as metas e alcançar uma transformação econômica e um crescimento sustentável. Estar atento às perspectivas do setor é essencial para se manter à frente no mercado e impulsionar a inovação. Abaixo estão as principais tendências para o setor bancário neste ano.

Bancos digitais
As crises enfrentadas nos anos anteriores criaram uma urgência para que os bancos digitalizem seus canais e forneçam serviços financeiros eficientes e online para atender seus clientes de maneira completa. É provável que os bancos invistam em ferramentas inteligentes mais sofisticadas pois, em 2023, espera-se que as instituições sejam capazes de antecipar as necessidades dos clientes, visando promover o bem-estar financeiro deles.

Fintechs B2B devem crescer com a colaboração de terceiros
De acordo com o relatório Fintech Report 2023, divulgado em abril deste ano, até o momento já foram investidos US$ 47,9 milhões em fintechs, em 14 rodadas. Construir soluções digitais é um processo demorado e muito caro, por isso é mais inteligente aproveitar a infinidade de oportunidades de parcerias entre bancos e fintechs. A digitalização dos serviços é urgente e o número de bancos que colaboram com fornecedores terceirizados deve aumentar bastante, por este motivo o crescimento e o investimento no espaço de fintech B2B deve alcançar novos patamares.

Novas ferramentas que ajudem a abordar metas ESG
A exigência por parte de clientes, colaboradores e consumidores por empresas mais verdes está aumentando cada dia mais. Muitos bancos se comprometeram a atingir emissões zero de carbono e, para cumprir este objetivo, estão explorando meios de abordar suas metas ESG de maneira mais abrangente, incentivando seus stakeholders também a adotarem  um comportamento mais sustentável.

O investimento em tecnologias inteligentes será a solução para os bancos que pretendem se destacar no mercado. Com a inteligência de dados, é possível impulsionar a inovação, alcançar a satisfação do cliente e agregar valor para os investidores. Conheça as soluções SAP para o setor bancário e saiba como iniciar as mudanças.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.