>

Companhia reinventa a contabilidade de carbono e abre caminho para o Green Ledger, o livro-razão verde

 

Em meio a requisitos regulatórios e a demanda crescente de investidores, acionistas e consumidores por uma operação mais sustentável, as empresas precisam de um sistema de contabilidade para suas emissões de gases com efeito de estufa que seja tão auditável, transparente e confiável quanto sua contabilidade de dados financeiros. Deste modo, a SAP, líder de mercado em software ERP, anunciou, no SAP Sapphire São Paulo 2023, evento anual da marca que reúne clientes, especialistas e parceiros, novas funcionalidades para suas soluções que vão trazer ainda mais sustentabilidade à gestão empresarial.

Livros financeiros e de carbono com o mesmo peso

Há cinquenta anos, a SAP revolucionou a contabilidade financeira com o software de planejamento de recursos empresariais (ERP). Hoje, a SAP está reinventando o “R” em ERP, estendendo a definição de recursos além dos fluxos financeiros, permitindo a contabilidade de carbono por meio de um livro-razão verde, ou Green Ledger. Dessa forma, a tomada de decisões financeiras e ambientais andam casadas, oferecendo insights profundos quando incorporados ao RISE with SAP e SAP S/4HANA Cloud.

Fazer progressos reais em sustentabilidade requer dados reais. Muitas empresas hoje usam ferramentas desatualizadas e processos desconectados para contabilizar as emissões em suas operações e em suas cadeias de suprimentos. O livro-razão verde faz a contabilidade para o carbono, para que as empresas possam gerenciar o que entra e sai de seus sistemas e equilibrar seus “livros de carbono” da mesma forma que equilibram seus livros financeiros.

A companhia divulgou também uma atualização da solução SAP Sustainability Footprint Management, que permite calcular e gerenciar todas as emissões de gases de efeito estufa da corporação, da cadeia de valor e no nível de produto. A partir do software, as empresas podem administrar suas emissões com visibilidade, precisão e confiança, reduzir seus riscos climáticos, progredir em direção aos seus compromissos de sustentabilidade, além de tornar o negócio mais resiliente ambientalmente.

Além disso, a SAP também anunciou o aplicativo SAP Sustainability Data Exchange, uma nova solução que permite que empresas troquem dados de sustentabilidade padronizados com segurança com parceiros e fornecedores para que possam acelerar a descarbonização de suas cadeias de abastecimento. O SAP Sustainability Data Exchange usa os dados de carbono estabelecidos pela Partnership for Carbon Transparency (PACT), sediada pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Ambas as novidades vão se tornar parte das soluções RISE with SAP e GROW with SAP e estarão disponíveis este ano.

As soluções de sustentabilidade da SAP contribuem para que as empresas gerenciem negócios de modo mais sustentável, utilizando dados reais em um nível transacional, em vez de usar estimativas ou médias, e, assim, permitindo entender onde as emissões estão ocorrendo na cadeia produtiva e identificar áreas específicas onde deve ocorrer descarbonização. Com essas informações detalhadas, é possível fazer relatórios, precisos e oportunos para definir metas e tomar decisões que sejam financeira e ambientalmente sólidas.

“A abordagem de sustentabilidade corporativa da SAP é gerar impacto econômico, social e ambiental positivo no planeta, com foco especial na ação climática, economia circular e responsabilidade social. Por esta razão, com essas novidades, queremos ajudar as empresas a transformar seus modelos de negócios na nuvem, colocar a sustentabilidade no centro de suas operações e aumentar a agilidade para obter sucesso em meio às mudanças contínuas do mercado”, disse Marcele Andrade, diretora de engenharia de valor da SAP Brasil.

SAP Business Network oferece a compradores dados dos fornecedores sobre sustentabilidade e direitos humanos

O evento também trouxe a novidade de que compradores na SAP Business Network, onde cerca de US$ 4,5 trilhões em bens e serviços são negociados anualmente, agora podem escolher fornecedores com base não apenas no preço e disponibilidade, mas também nos registros de direitos humanos e classificações de sustentabilidade.

Os fornecedores podem carregar questionários de direitos humanos em seus perfis na SAP Business Network, onde os compradores podem acessá-los. Além disso, as classificações de sustentabilidade de terceiros podem ser compartilhadas em um perfil de fornecedor na rede. Os compradores podem procurar fornecedores com base nessas classificações, permitindo-lhes selecionar os que trarão um impacto positivo na sustentabilidade de suas cadeias de abastecimento.

Companhias podem contribuir com a economia circular

A SAP oferece aos clientes de manufatura o poder de operar de forma mais sustentável. Um novo processo, agora disponível, combina Encore by SAP – uma solução usada para estabelecer um mercado para material secundário – com soluções SAP Digital Manufacturing. O novo processo visa transformar a atual mentalidade de “produzir para desperdiçar” em “produzir para reutilizar”.

O portfólio de soluções agora funciona perfeitamente para fornecer aos clientes um processo de ponta a ponta para produção circular. O processo depende do SAP S/4HANA. Agora as empresas podem decidir proativamente reutilizar, remanufaturar ou reciclar material secundário, em vez de jogá-lo fora. Adicionar essas opções ajuda os fabricantes a avançar em direção a operações mais sustentáveis e explorar novos modelos de negócios.

SAP Recommerce ajuda os clientes a impulsionar os negócios e melhorar a sustentabilidade

O Feather by SAP, uma solução SAP.iO Venture Studios, é integrado ao SAP Commerce Cloud para fornecer experiências de cliente contínuas e mais sustentáveis em todos os canais. Com a nova solução dimensionada e integrada, agora chamada SAP Recommerce, os varejistas podem introduzir produtos restaurados, devolvidos ou usados de volta ao mercado, criando um fluxo de receita circular para impulsionar crescimento adicional. Ele estará disponível no quarto trimestre.

O SAP.iO Venture Studio é o acelerador de startups da SAP para equipes empreendedoras dentro da companhia. Ele visa transformar ideias inovadoras em negócios lucrativos e investir em empreendimentos liderados por colaboradores focados em resolver alguns dos maiores problemas nos processos de negócios corporativos.