>

Novidades irão aprimorar a experiência dos clientes e impulsionar os negócios

 

A SAP, líder global em software empresarial, anunciou hoje a disponibilidade de novos recursos de inteligência artificial generativa em todo o portfólio SAP Customer Experience, inclusive o Joule, copiloto de IA generativa de linguagem natural da SAP. As novas ferramentas vão ajudar a automatizar tarefas que demandam muito tempo e a analisar rapidamente dados de toda a organização para gerar conhecimentos valiosos e práticos que proporcionem experiências mais inteligentes e personalizadas para os clientes.

 

Ao contrário de outras tecnologias de IA generativa que utilizam apenas os dados encontrados em sistemas isolados, esses novos recursos aproveitam a riqueza de dados experienciais e operacionais da SAP, bem como dados de fontes de terceiros, para apresentar às organizações uma visão de 360 graus de seus clientes. Revelações contextuais baseadas em IA ajudam a otimizar processos de negócios e permitem às empresas se adaptarem às demandas específicas e às rápidas mudanças no mercado.

 

As novas ferramentas, que incluem casos de uso personalizados para equipes comerciais, de vendas, atendimento ao cliente e marketing, são o novo passo no campo das experiências dos clientes e da capacitação das equipes para trabalhar de forma mais eficaz e eficiente. Isso vai garantir a oferta de experiências excepcionais que diferenciem os negócios, aumentem a fidelidade à marca, aprofundem o relacionamento com clientes e, em última análise, impulsionem a lucratividade.

 

Os novos recursos, que podem ser aplicados em todo o portfólio SAP CX, têm a capacidade de:

 

Aprimorar a gestão de catálogos e a descoberta de produtos

A integridade dos catálogos é uma das tarefas mais árduas para gerentes comerciais. Itens que não estão marcados corretamente não aparecem nas pesquisas, e recomendações de produtos incompletas prejudicam as conversões. O uso da IA em catálogos de produtos, extraindo e aperfeiçoando palavras-chave, pode ajudar a aumentar significativamente a visibilidade e a descoberta de produtos. Esse novo recurso também gera descrições mais detalhadas e personalizadas, ajudando os clientes a fazer a escolha certa para suas necessidades.

 

Gerar respostas rápidas e precisas com IA proativa e contextual

A aplicação da IA para identificar e responder às perguntas dos clientes vai liberar as equipes de vendas e serviços para se concentrarem em tarefas de maior valor agregado. Por exemplo, um vendedor pode receber um e-mail de um cliente perguntando sobre produtos; o Intelligent Q&A vai ler a mensagem, apontar as questões importantes e dar ao vendedor uma sugestão de resposta por escrito que incluirá as informações mais recentes dos produtos.

 

Automatizar tarefas trabalhosas com ferramentas de IA baseadas em funções selecionadas

Os novos recursos de IA incluem mais de 10 ferramentas CX baseadas em funções que visam elevar a produtividade e a eficiência, automatizando tarefas rotineiras, deixando tempo para aspectos mais valiosos dos negócios. Para a equipe de atendimento, quando surge um problema, a IA pode ajudar a resumir a situação e alinhar a equipe sobre o problema, fornecer uma visão geral dos sentimentos do cliente, sugerir como resolvê-lo e até acompanhar a rapidez com que a questão é resolvida. Esse ganho de eficiência incrementa os resultados dos negócios, reduzindo custos e permitindo que os profissionais tenham mais tempo para se concentrar em iniciativas estratégicas.

 

Usar a IA para gerar perfis de clientes mais abrangentes

Cerca de 76% dos consumidores em nível mundial preferem comunicados de marketing personalizados, segundo uma recente pesquisa de SAP Emarsys, mostrando que é imprescindível que as empresas tenham uma visão 360 graus de seus clientes. Com perfis gerados por IA em tempo real com base na SAP Customer Data Platform, é possível combinar dados de todas as aplicações de negócios e apresentar esses perfis às equipes de atendimento. Essa visão holística permite entender rapidamente as preferências dos clientes e oferecer serviços mais personalizados e relevantes. Se um cliente relatar um atraso na entrega, a equipe da linha de frente poderá usar o resumo gerado por IA, incluindo informações sobre histórico de pedidos, interações anteriores e preferências, para assim resolver os problemas rapidamente e proporcionar uma melhor experiência.

 

A SAP também está incluindo recursos de IA nos produtos existentes de todo o portfólio SAP CX.

Criação de conteúdo personalizado

Usando IA generativa, a plataforma SAP Emarsys Customer Engagement oferece aos profissionais de marketing a capacidade de criar conteúdo de e-mail direcionado e interessante, entregando a mensagem certa ao público certo. As soluções SAP Sales Cloud e SAP Service Cloud também vão incorporar dois novos recursos de IA generativa: resumo gerado por IA e geração de respostas por e-mail, para ajudar a identificar informações relevantes, ter interações mais eficazes com os clientes e, em última análise, oferecer um excelente atendimento.

 

Autenticação baseada em riscos e usando IA para conquistar a confiança dos clientes

As soluções SAP Customer Identity e Access Management estão lançando novos recursos de autenticação baseados em riscos e usando IA para proteger os dados de identidade dos usuários finais e evitar ameaças, oferecendo inteligência a todas as propriedades e marcas digitais. Os usuários terão uma visão unificada dos clientes e um perfil de consentimento, tornando os dados conectados e adaptáveis para interações em tempo real. “Assegurar esse nível de privacidade e segurança dos dados é essencial para conquistar e manter a confiança dos clientes. Os sistemas de software SAP armazenam os dados mais sensíveis de nossos clientes, por isso levamos isso muito a sério, sendo nossa grande prioridade”, explicou Ana Campoi, vice-presidente de Customer Experiance da SAP Brasil.

 

“Colocar os clientes no centro da transformação dos negócios exige a oferta de uma experiência sólida e personalizada usando soluções CX inteligentes”, complementa Ana. “Os novos recursos de IA dentro do portfólio SAP CX permitirão às empresas liberar todo seu potencial, garantir a fidelidade dos clientes, consolidar-se como líderes do setor e colher os benefícios da IA generativa com soluções CX inteligentes que geram impactos tangíveis nos negócios. Esses recursos são o novo passo na redefinição da inteligência em favor de uma experiência agradável aos clientes, sem esforço algum”, destacou.